As fotos abaixo são da Fazenda Ponte Alta, em São João Batista do Glória/MG.
Foto1: Guilherme Rosa
Plantio cultivar Mundo Novo. Lavoura recém-plantada na Fazenda Ponte Alta - São João Batista do Glória/MG. - Tecnologia: ViaVerde Consultoria Agropecuária em Sistemas Tropicais.
Foto2: Guilherme Rosa
Mundo Novo - lavoura de 1 ano. Fazenda Ponte Alta - São João batista do Glória/MG.
Nas fazendas desta família temos feito um trabalho que visa a antecipação do auge produtivo das lavouras. Com isto pretendemos ter, já na primeira safra, produtividades que a maioria dos produtores tem a partir da 2ª ou 3ª safra. Isto reduz o tempo de retorno do investimento e melhora substancialmente o fluxo de caixa das fazendas.
Este conceito passa por 4 pilares principais:
1. Produção de mudas superiores – começamos a plantar assim que as chuvas se regularizam mudas de elevado potencial; Isto requer produção própria, pois a maioria dos viveiros não têm mudas de padrão superior, ainda mais para entrega precoce.
2. Nutrição para máxima performance – nenhum nutriente é deixado de lado. Revisamos algumas tabelas de adubação, por acreditar que elas precisam de ajustes para atender plantas de alta performance.
3. Interferência zero – as plantas não podem passar por qualquer situação de estresse. Para uma produtividade elevada à primeira safra, é preciso um desenvolvimento contínuo, sem interferências de fatores externos potencialmente prejudiciais.
4. Aumento do aproveitamento de água – Como a fazenda não dispõe de irrigação, todo o trabalho é feito de maneira a se maximizar o aproveitamento da água do solo pelas plantas, bem como o aumento da sua resistência às secas.
É bem verdade que isto só é possível em propriedades abertas à inovação, com histórico de atividades bem feitas - com timing correto e capricho, além de colaboradores engajados.