ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produtores e consumidores reclamam do preço do café no país

PAULO HENRIQUE MONTAGNANA VICENTE LEME

EM 01/05/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
Enquanto o consumidor reclama dos preços altos nos comércios, produtores sofrem com a desvalorização

O café é consumido por 95% dos brasileiros, seja em casa ou no trabalho.Coado, filtrado, expresso, gourmet e até frio. Os indicadores da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) mostram que a população vem consumindo mais xícaras por dia e vem diversificando as formas de tomar a bebida.

Em 2012, a Abic registrou o recorde de consumo per capita de café por habitante, equivalente a 83 litros por ano, considerado o maior índice já registrado desde 1965 e maior do que os da PublicidadeItália, França e Estados Unidos.

A produção de café no Brasil é responsável por cerca de um terço da mundial, o que faz do nosso país o maior produtor e exportador do grão. Mas enquanto os produtores reclamam dos preços defasados os consumidores sentem no bolso o valor do cafézinho. O consultor em agronégocio Paulo Henrique Leme acredita que alguém está ganhando nesse meio de campo

“O que a gente vê é uma margem de lucro muito apertada. Se está ocorrendo esse aumento no varejo também a pergunta é: ‘os industriais estão recebendo essa alta também?’ Caso a resposta seja sim precisamos identificar o que está acontecendo entre a porteira do produtor e a porta da indústria. Pode ser que esse movimento seja um reflexo de uma lógica inflacionária. É bom o governo ficar em alerta em relação a esse fato”.

O diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café, Guilherme Braga, descarta qualquer crise no setor, tanto no mercado externo, quanto interno. Guilherme Braga explica ser natural oscilações de um para outro.

“O tipo das plantações brasileiras a céu aberto geram um processo de produção caracterizado por ciclos de baixa e de alta a cada ano safra. Quer dizer, em um ano você tem uma safra menor e no outro um maior”.

Os preços cobrados dos produtores de café estão congelados desde 2009. Mas, para o consumidor, houve alta de 11% no último ano. Hoje o governo pode anunciar os novos preços mínimos do café, após a reunião do Conselho Monetário Nacional, que também deve aprovar novas condições de financiamento para o setor, cuja colheita da safra 2013/14 começa no mês que vem.

Tags: café, Associação Brasileira da Indústria do Café, Abic, Paulo Henrique Leme, agronégocio, Conselho dos Exportadores de Café, Guilherme Braga

26/04/13 - 14h42
Publicado Por: Nahama Nunes

Divulgação
Leandro Andrade

Fonte: Jovem Pan


0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures