ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mercado de café arábica deve seguir em baixa durante 2014 e 2015

NATÁLIA SAMPAIO SENE FERNANDES

EM 14/11/2013

1 MIN DE LEITURA

4
0
 O ciclo de preços do café tem cerca de 10 anos. Dentro desse período, de forma geral, os preços têm ficado acima do custo de produção somente por, em média, 2 anos, conforme demonstrado no gráfico abaixo (de 2010 a 2012).



O longo período de preços de mercado de café, sem cobrir os custos de produção, resulta no acumulo de dívidas por parte dos produtores. A alta das cotações durante meados de 2010 e 2011 possibilitou que os prejuízos fossem minimizados, porém os preços não se sustentaram e atualmente se encontram nos menores patamares em 5 anos. Em 29 de outubro, a commodity completou sua maior sequência de baixas consecutivas desde 1972, na bolsa de Nova York.

Vale destacar que há 5 anos o salário mínimo era de R$ 415,00, 38,8% menor que em 2013. Considerando que em regiões montanhosas, cerca de 45% do Custo Operacional Efetivo é referente à contratação de pessoas, nota-se a severa queda de renda do produtor, diante os atuais preços de mercado.

Além disso, dados da OIC mostram que a produção mundial da safra 2012/2013 está estimada em 145,2 milhões de sacas de 60 kg, 9,6% maior do que a safra anterior (12,8 milhões de sacas). Já em relação ao consumo, no ano civil de 2012 foram consumidas 142 milhões de sacas, um aumento de apenas 2,4% em relação a 2011.

Tomando apenas estes dados, já é possível compreender parte dos fundamentos da tendência de queda nas cotações internacionais, com a oferta maior do que a demanda. Considerando os dados a partir de 2009, o cenário fica ainda mais desfavorável para os preços, já que houve um incremento no consumo mundial da ordem de 9,7 milhões de sacas, enquanto a produção apresentou incremento de 22,3 milhões de sacas.

Neste contexto, há perspectivas de que o mercado continue em baixa durante os anos de 2014 e 2015.
 
Natália Fernandes
Engenheira Agrônoma
Assessora Técnica - CNA

 

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FERNANDO SARRETA

FRANCA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/07/2014

Mercado de café sempre foi e sempre sera uma incognita.ninguem sabe de mercado.ja vimos mercado dobrar de preço em menos de dois meses.e ja vimos varios comentarios que mercado seria firme dentro de 3 anos e ele desabou en noventa dias.e ai?
CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/11/2013

Concordo plenamente com o Sr. Andre Marcolini
AUGUSTO COMUNIEN

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 20/11/2013

Natália, o pensamento geral e que o preço abaixa mais ainda, quase todos apostam em uma recuperação de preços a partir de 2016. O estoque ainda esta muito alto, daqui a alguns meses teremos outra boa safra. Este ano dei somente uma adubação e uns herbicida em meus cafezais... JÁ CHEGAMOS AO FUNDO DO POÇO JÁ FAZ BEM TEMPO, NíNGUEM QUER ENXERGAR ISTO. Espero que eu esteja errado, afinal especulação é especulação. OPORTUNAMENTE PERGUNTO AOS TORREFADORES O PORQUE DO PREÇO DO CAFÉ NÃO CAI NAS PRATELEIRAS DOS SUPERMERCADO. Acho que vou montar uma torrefação tambem, café eu tenho.
ANDRE MARCOLINI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 18/11/2013

Não entendo assim. O preço do café deve permenecer onde está, ou cair um pouco mais, até a colheita de 2014. Depois entendo que a tedencia é de elevação paulatina, não repentina. Continuar em baixa, em 2014 e 2015 causaria crise IRRECUPERAVEL na produção de café de todo o mundo, e os consumidores teriam de enfretar o desabastecimento já em 2016.
Baixar mais dois anos seguidos considero impossível.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures