A Starbucks e a Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia (FNC) distribuíram 55,7 milhões de mudas de café como parte de um programa de apoio aos produtores colombianos.
O projeto Fincas C.A.F.E. Practices Más Productivas – que agora foi concluído – foi anunciado inicialmente em novembro de 2020, com a meta de distribuir 23 milhões de mudas. Em abril de 2022, o projeto foi expandido para incluir mais 22 milhões de mudas.
O objetivo do projeto era fornecer mudas de variedades resistentes à ferrugem e à broca-do-café para ajudar na renovação dos cafezais colombianos. O investimento total da Starbucks foi avaliado em US$ 7,2 milhões ao longo de um período de quatro anos.
A iniciativa beneficiou mais de 17 mil cafeicultores em 17 departamentos, apoiando a renovação de 7.200 hectares com variedades resistentes em toda a Colômbia e ajudando a aumentar a produtividade e a rentabilidade de suas fazendas.
Germán Bahamón, gerente geral da FNC, afirmou que a iniciativa permitiu aos cafeicultores melhorar a sustentabilidade de suas fazendas com variedades resistentes. “Garantindo o acesso a material vegetal de alta qualidade e rastreável, fornecemos um recurso vital para combater as mudanças climáticas, melhorar a produtividade a longo prazo e assegurar um futuro sustentável para o café”, disse.
Além da distribuição de mudas de café, o projeto também forneceu fertilizantes gratuitos para apoiar o crescimento nas fases iniciais de desenvolvimento das plantas. Os fertilizantes gratuitos incentivaram os agricultores a renovar seus cafezais mesmo em circunstâncias desafiadoras, protegendo e aumentando a produtividade a longo prazo.
O Centro de Apoio ao Produtor da Starbucks em Manizales, Colômbia, inaugurado em 2012, foi fundamental para fornecer aos agricultores acesso a recursos e treinamentos e desempenhou um papel central no monitoramento da execução do projeto. Além disso, o centro incentivou a participação de 12 exportadores e fornecedores da Starbucks no projeto.
Fonte: Global Coffee Report