As reuniões contaram com a presença de pesquisadores e analistas da Embrapa, representantes da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RO), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), viveiristas, responsáveis técnicos e produtores de café.
No campo experimental, foi realizada uma visita ao local onde estão as plantas matrizes da nova cultivar, de onde serão extraídas as estacas a serem adquiridas, através de edital, pelos viveiristas que farão a multiplicação das mudas.
O superintendente da SFA, José Valterlins Marcelino, considera os encontros, que também contaram com a presença do secretário estadual de Agricultura, Anselmo de Jesus, como um momento histórico, porque durante muito tempo as decisões foram tomadas apenas dentro dos escritórios".
BRS Ouro Preto
A cultivar de café Conilon BRS Ouro Preto é resultado de estudo conduzido pela Embrapa Rondônia em parceria com o Consórcio Pesquisa Café. A cultivar foi obtida pela seleção de cafeeiros com características adequadas às lavouras comerciais de Rondônia e adaptada ao clima e ao solo da região.
As pesquisas do Consórcio Pesquisa Café, cuja gestão é feita pela Embrapa Café, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), contam com apoio do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé/Mapa).
Saiba mais sobre o Consórcio Pesquisa Café, acessando o site: www.consorciopesquisacafe.com.br.
Kadijah Suleiman, jornalista Embrapa Rondônia (MTb RJ 22729)
e-mail: kadijah.suleiman@embrapa.br
telefone: (69) 3901-2511
www.cpafro.embrapa.br