O Incaper é instituição fundadora e participante do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, recebeu em nome do Instituto um troféu da artista plástica Ana Paula Castro, que simboliza os armazéns, as lavouras e a bebida. Essa homenagem deve ser compartilhada com todos os cafeicultores capixabas. O laboratório onde toda a tecnologia do conilon foi desenvolvida são as propriedades rurais. Trabalhando debaixo de sol e chuva, nossos cafeicultores ajudam a fazer do Espírito Santo uma referência mundial quando o assunto é o café conilon, disse Evair.
A importância da atuação do Incaper para o desenvolvimento da cafeicultura no Espírito Santo foi destacada durante toda a solenidade. Após receber a Comenda Jerônimo Monteiro, o cafeicultor Dario Martinelli destacou em seu discurso: O Incaper tem um trabalho fenomenal de pesquisa em nossa cafeicultura e entrega desses resultados aos produtores por meio da extensão rural. Graças a isso, os cafeicultores estão em situação confortável. Nossa paixão pelo conilon vai nos levar ainda mais longe, emocionou-se Martinelli.
Os melhores pesquisadores, os melhores extensionistas do mundo estão no Espírito Santo. Nós temos paixão pelo café, amor pela lavoura. Essa é a nossa identidade, elogiou o governador Renato Casagrande. O secretário de Agricultura, Enio Bergoli, orgulhou-se: O Incaper construiu junto com os produtores, uma história de parceria, sem vaidade, compartilhando conhecimentos e construindo esse patrimônio cujo centenário é celebrado aqui.
Fonte: Incaper - ES