Sabe-se atualmente que o grão de café, além da já conhecida cafeína, contém diversos componentes benéficos para o organismo como: aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Entre o mais significativo componente em termos de saúde, estão os antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos. De acordo com o programa Café e Saúde da Abic, coordenado pelo professor Darcy Roberto Lima, Ph.D em Medicina pela Universidade de Londres, podem-se citar pesquisas que demonstraram a contribuição do café no bom rendimento de atletas, na prevenção do diabetes tipo II, além de derrubar mitos que diziam ser o café inimigo do cálcio no corpo e de pessoas com doenças coronárias.
Convidados
O Workshop Café & Saúde trará as informações mais atuais sobre essas e outras pesquisas sobre o tema com a participação de pesquisadores especializados na área. Estarão presentes no encontro a pesquisadora Sara Chalfoun, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a neuropsicóloga Carla Verônica Machado Marques, da Associação Brasileira de Problemas de Aprendizagem (Abrapa/UFRJ), o médico cardiologista PhD, Jorge Moll, do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino, a pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Café Professor Luiz Carlos Trugo da UFRJ, Adriana Farah, e o médico Luiz Antonio Machado Cesar, Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
A realização desse Workshop é o início de um amplo programa que vai organizar, coordenar e unificar os importantes estudos e trabalhos de pesquisa realizados pela comunidade médico científica, no sentido de analisar os benefícios do café para a saúde humana, diz o presidente da Abic, Américo Takamitsu Sato. Vale lembrar que a divulgação dos estudos na área de Café & Saúde, ao longo dos últimos 20 anos, tanto no Brasil quanto em inúmeros outros países, influenciou positivamente no aumento do consumo, à medida que a população passou a ser informada e a tomar consciência sobre os mitos e verdades que envolvem essa bebida milenar que é o café.
Consumo interno
O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e caminhando para ocupar a primeira posição. O País consumiu no último ano, segundo levantamento da Abic, 20 milhões de sacas, com um consumo per capita foi de 6,18 kg de café. Até dezembro de 2012, a Abic projeta um crescimento de 3,5% em volume, o que elevaria o consumo para 20,41 milhões de sacas.
Café, saúde e pesquisa
O Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, com apoio de recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Funcafé/Mapa), tem contribuído com o desenvolvimento de pesquisas na área de café e saúde nos últimos 15 anos. Pesquisas estas que também têm alcançado relevantes resultados no que diz respeito a cafés de qualidade, tanto para o mercado externo quanto interno, integrando uma cadeia de fatores essenciais para o crescimento sustentável do agronegócio café: boas práticas de manejo, tecnologias, qualidade e saúde. O Workshop Café & Saúde, no dia 16 de outubro, trará mais contribuições para esse cenário.
Mais informações:
Workshop Café & Saúde
16 de outubro
Sede do Sindicafé-São Paulo
(11) 3125-3160 - Sindicafé-SP
(21) 2206.6161 - Abic
Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café
Texto: Cristiane Vasconcelos (MTb 1639/CE).
Fone: (61) 3448-4566
Site: www.embrapa.br/cafe
www.consorciopesquisacafe.com.br