O evento reuniu diferentes elos da cadeia produtiva promovendo uma ampla discussão sobre a cafeicultura brasileira, seus desafios, demandas e potencialidades. Durante dois dias, 40 participantes dos segmentos da pesquisa, produtores, cooperativas, indústria e Governo ouviram, discutiram e propuseram alternativas que subsidiarão futuras ações de pesquisa do Consórcio Pesquisa Café.
O Workshop foi planejado com o objetivo de consolidar o Sistema de Gestão do Consórcio (SGC), aprovado na última reunião do Conselho Diretor em setembro. O evento foi também uma oportunidade para que os diferentes atores desse arranjo de pesquisa internalizassem as novas normas e colaborassem com a definição de temas e ações prioritárias para futura chamada de projetos do Consórcio.
No primeiro dia, representantes das instituições convidadas apresentaram as suas demandas e prioridades para pesquisa, desenvolvimento e inovação para o agronegócio café por meio de oito palestras. Apresentaram-se representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Conselho Nacional do Café (CNC), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS) e Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CECAFÉ). No segundo dia, a discussão aconteceu em grupos de trabalho, legitimando a definição de áreas de atuação prioritárias indicadas para a cadeia produtiva do café, assim como as propostas de ações apontadas para cada um das áreas definidas.
Durante esses dois dias, entre palestras e trabalho de grupos, os participantes levantaram 60 demandas de pesquisa para o Consórcio que serão analisadas pela Coordenação Técnica do Consórcio (CT) composta pelas instituições: Embrapa Café, IAC, Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (INCAPER), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e Universidade Federal de Lavras (UFLA).
O novo modelo de gestão, associado aos resultados levantados no Workshop, atende a demanda por melhora na forma de prospecção de projetos de pesquisa, além de permitir a construção de chamadas de projetos complementares e convergentes, além de modernizar o Consórcio Pesquisa Café, inserindo o arranjo institucional no conceito de gestão corporativa e desenvolvimento sustentável.
Sistema de Gestão do Consórcio
O novo SGC reorganizou e criou novos colegiados na estrutura geral do Consórcio Pesquisa Café, que agora é composto por três subsistemas de Gestão: Estratégica, Tática e Operacional.
Fazem parte do subsistema de Gestão Estratégica o Conselho Diretor do Consórcio (CDC), o Conselho Assessor (CA) - novo colegiado instituído, e o Plano Diretor do Consórcio (PDC), a ser construído. Com o objetivo de definir os grandes rumos do Consórcio, promovendo revisão sistemática da visão estratégica desse novo arranjo, essa nova estrutura gerencial constitui-se no nível máximo de tomada de decisões do Consórcio, apontando diretrizes para os temas e áreas em atividades de Pesquisa e Desenvolvimento, Transferência de Tecnologia e Comunicação.
A parte tática do Consórcio fica agora a cargo de dois novos colegiados: a Coordenação Técnica (CT), integrada por cinco representantes de instituições consorciadas, e as Comissões de Focos Temáticos (CFT). Esse subsistema funcionará como o mediador entre Conselho Diretor e Instituições Consorciadas no nível operacional. Levando as demandas ao Conselho Diretor e gerindo a execução dos processos de Pesquisa e Desenvolvimento, Transferência de Tecnologia e Comunicação definidos pelo Conselho Diretor.
Por fim, o subsistema de Gestão Operacional, integrado pelas Instituições Consorciadas, como seus projetos de pesquisa, líderes e coordenadores institucionais, colocará em prática os projetos de pesquisa alinhados à estratégia global do Consórcio. A Gestão Operacional também terá importante papel na identificação, planejamento e implementação de melhorias contínuas nos processos do Consórcio.
Para conhecer a íntegra do novo modelo de gestão do Consórcio, acesse a publicação Sistema de Gestão do Consórcio Pesquisa Café: Governança Corporativa.
O Consórcio Pesquisa Café foi criado por iniciativa de dez instituições ligadas à pesquisa e ao café: Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - EBDA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, Instituto Agronômico - IAC, Instituto Agronômico do Paraná - Iapar, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro Pesagro-Rio, Universidade Federal de Lavras - Ufla e Universidade Federal de Viçosa - UFV.
As pesquisas do Consórcio Pesquisa Café contam com apoio financeiro do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira - Funcafé, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa.
Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café
Texto: Cristiane Vasconcelos (MTb 1639/CE).
Fone: (61) 3448-4566
Site: www.embrapa.br/cafe
www.consorciopesquisacafe.com.br
______________________________________________________________________________________________________________________