ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeicultura irrigada será tema do XXII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem no Paraná

WANDELL SEIXAS

EM 27/10/2012

3 MIN DE LEITURA

0
0
  As pesquisas desenvolvidas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café - cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa - sobre cafeicultura irrigada serão discutidas durante o XXII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONIRD), que acontece dos dias 04 a 09 de novembro, no Centro de Eventos de Cascavel, Paraná.

  O evento, cujo tema deste ano é “Cooperação e inovação para o desenvolvimento da agricultura irrigada”, tem como objetivo o fortalecimento do debate entre pesquisadores, estudantes, técnicos e agricultores em favor do desenvolvimento sustentável do agronegócio aliado à agricultura irrigada, gestão dos recursos hídricos, manejo da agricultura irrigada, arranjos produtivos e comerciais, visando ao aumento de produtividade, inclusão social e geração de riquezas e oportunidades de negócios para o setor rural.

  Estão programadas nove oficinas, quatro conferências, três seminários e dias de campo. O café será um dos temas da oficina 7 “Culturas Perenes Irrigadas: café, citrus, uva e outras fruteiras”, durante a qual serão apresentadas tecnologias e inovações recentes relacionadas às boas práticas agrícolas visando a sustentabilidade da cafeicultura, manejo de irrigação, uso do estresse hídrico controlado para uniformização da floração e maturação do café, nutrição equilibrada das plantas e custos de produção - para atingir a sustentabilidade do sistema de produção. A oficina terá a coordenação do gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Café, Antonio Guerra, e do diretor técnico científico do Instituto Agronômico do Paraná – Iapar na área de Fitotecnia, Armando Androcioli Filho.
 
  Guerra liderou vários projetos de pesquisa, multidisciplinares e multiinstitucionais, buscando aprimorar o sistema de produção de café irrigado do Cerrado. O resultado foi a geração de inovações no manejo da água de irrigação e nutrição de plantas que possibilitaram maior produtividade, maior qualidade de grãos de café e redução significativa da água e energia usada na irrigação. Na oficina, o pesquisador vai destacar esses sistemas de produção para a alta qualidade na cafeicultura irrigada. Androcioli, por sua vez, vai agregar sua experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, principalmente em coffea arabica, café adensado, qualidade do café, espaçamento e coffee production. Também foi classificador e degustador de café pelo Mapa.

  Na ocasião, o gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, vai abordar produção integrada, certificação e sustentabilidade da cafeicultura. O pesquisador Omar Cruz Rocha, da Embrapa Cerrados, instituição participante do Consórcio, vai falar sobre requerimento de água do cafeeiro e o engenheiro agrônomo e consultor da área de café no Sul de Minas e Oeste da Bahia, Guy Carvalho, vai tratar do custo de produção de café.
 
  Também serão palestrantes da oficina os pesquisadores Regina Célia de Matos Pires, do Instituto Agronômico – IAC, que vai falar sobre o “estado da arte” da citricultura irrigada, seu desenvolvimento e os seus desafios para atender aos mercados interno e externo; Marco Antonio Fonseca Conceição, da Embrapa, que vai trazer informações sobre o “estado da arte” da viticultura irrigada, desenvolvimento e desafios para atender aos mercados interno e externo e Francisco M. Spanhol, acrescentando experiências práticas com a cafeicultura e a citricultura irrigadas na agricultura familiar no município de São Jorge do Patrocínio, PR.

  As discussões irão subsidiar elaboração de proposta para o fortalecimento da cafeicultura, citricultura e viticultura no Paraná. “Com empenho de todos os envolvidos e participantes do evento, o debate deverá alcançar os objetivos propostos. É o que todos desejam”, declara Bartholo.

  São esperados cerca de 600 participantes, entre eles empresários, produtores, lideranças rurais, professores e alunos da graduação e pós-graduação, técnicos e pesquisadores. O evento é uma promoção conjunta da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID), Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) – instituição participante do Consórcio -, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto de Águas do Paraná, Coopavel e ITAIPU Binacional.

Mais informações: (61) 3273 2154 e https://www.abid.org.br/servicos.asp


Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café
Texto: Flávia Bessa – MTb 4469/DF
Fone: (61) 3448-1927
Site: www.embrapa.br/cafe
www.consorciopesquisacafe.com.br


0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures