ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Desvendando o consumidor de Cafés Especiais

PAULO HENRIQUE LEME

EM 01/05/2013

3 MIN DE LEITURA

2
0
Por Lílian Viana (Pesquisadora do Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor)

Com muita satisfação o GECOM, que teve a pesquisa sobre os valores pessoais dos consumidores de cafés especiais iniciada no começo de 2012, inclusive foi divulgada aqui, começa agora a divulgar seus primeiros resultados.

A partir da lacuna na investigação do comportamento do consumidor de cafés especiais e da carência de estudos científicos que apontam as características deste mercado consumidor, o GECOM deu os primeiros passos para responder a questionamentos como: O que é ‘especial’ para o consumidor? Como é o consumo de cafés especiais? O que atrai os consumidores desse tipo diferenciado de bebida? O que eles buscam na vida e no consumo? Perguntas ainda sem respostas no mercado brasileiro, mas que inquietam a todos nós.

A perspectiva da pesquisa realizada,resultado de uma dissertação de mestrado, se baseou nos valores pessoais do consumidor de café especial, levando-se em consideração mais do que aspectos econômicos que influenciam a compra de determinado produto pelo consumidor, partiu-se do princípio de influências também deaspectos simbólicos, intrínsecos a cada indivíduo. Principalmente quando a relação entre consumidor e o produto consumido é forte, como é o caso dos cafés especiais.

Os resultados confirmam a forte ligação do consumidor com o café especial, já que, 65% dos respondentes consomem diariamente a bebida, o que remete às necessidades psicológicas de relacionamento, satisfação pessoal e profissional desses consumidores. Podemos associar isso a fatores como hábito, prazer, família, amizade e trabalho, corroborado pelos locais de maiores consumo neste estudo: em casa, cafeterias e trabalho.

Sobre o sistema de valores dos consumidores de cafés especiais identificou-se que, estes se guiam porvalores de autorrespeito e autorealização, ou seja, estes consumidores dão importância a si mesmos e possuem extrema confiança no que são, além disso, buscam tranquilidade e procuram fazer o melhor uso de suas capacidades e habilidades, independente da aceitação dos outros.

As motivações desses consumidores giram em torno do que chama-se de autodireção, relacionado a interesses individuais, pois querem exercer controle da própria vida. O objetivo essencial é o pensamento independente e de ação, verbos como escolher, criar e explorar são diretrizes para essas pessoas. Derivam de necessidade de controle e domínio, de requisitos de interação, autonomia e independência, caracterizando outros valores que os cercam como liberdade, criatividade, escolha dos próprios objetivos e curiosidade.

Ligado ao momento de consumo do café especial, o valor mais determinante é o de diversão e prazer na vida, que remete a condução de um momento prazeroso e feliz ao se consumir o produto, percebe-se então fatores como prazer e felicidade, em um momento único. A atividade do consumo de café especial requer envolvimento e interesse do indivíduo, que carregam características comoum hobby, ou seja, fazem algo por própria vontade, por gostar de determinada atividade ou produto. O que implica em várias consequências, como fazerem parte de um grupo apreciador do hobby praticado, onde compartilham além de produtos, experiências, conhecimentos e forma uma identidade grupal que influencia a própria identidade da pessoa, identidade a qual é estendida também ao consumo. Além disso, pessoas que possuem umhobby por fazerem por própria vontade tendem a buscar novidades, tendências, a serem consumidoras fiéis, e não medirem esforços nem gastos para adquirir os objetos.

O resultado da diferença entre os valores para a vida e para o consumo dos pesquisados se deve ao fato de que a maioria das situações vividas envolvem a ativação de mais de um valor, que são resolvidos de acordo com as prioridades de cada pessoa, determinado pelas situações vivenciadas.

Tendo em vista tais características, é uma oportunidade para o marketing das empresas trabalhar neste mundo ao redor do consumidor de cafés especial, pois acredita-se que com este trabalho foi possível conhecer mais do consumidor de produto diferenciado, investigar suas crenças, conhecer os preditores do seu comportamento, contribuindo para o conhecimento desse nicho específico de consumidores, caracterizando a curiosa abordagem sobre café e seu consumo emblemático.

De forma prática, podemos dizer que os consumidores de cafés especiais necessitam de envolvimento, envolvimento no ato de consumo (sabor da bebida, forma de preparo) e em todo o ambiente que envolve o consumo (história, simbologia, local de consumo, pessoas envolvidas).

A dica para nossas cafeterias especiais, indústrias e mesmo produtores de cafés de origem única (fazenda) e coletiva (regiões) é compreender estes desejos ocultos dos consumidores de cafés especiais. Criem o produto ideal, com qualidade e imagem que se encaixe perfeitamente nestes momentos onde os valores de autorrealização e prazer acontecem. Seu consumidor é exigente, e merece grande atenção para que se torne um cliente fiel, mais do que isso, para que se torne um divulgador de seus cafés especiais.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARKETING E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

LAVRAS - MINAS GERAIS

EM 02/05/2013

Obrigada Helga, pelos parabéns e pela ajuda!

Com certeza você contribuirá muito!
HELGA ANDRADE

LAVRAS - MINAS GERAIS

EM 02/05/2013

Parabéns pelo trabalho, Lilian!

Espero contribuir com novos estudos no GECOM e aprender com vocês também, agora no Mestrado no DAE-UFLA.

Abraço e sucesso!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures