De ocorrência natural na Austrália, o gênero Eucalyptus possui mais de 600 espécies que se desenvolvem em condições diversas de solo e clima. A maioria das espécies conhecidas são árvores típicas de florestas altas atingindo entre 30 a 50 metros de altura e de florestas abertas, com árvores menores, entre 10 e 25 metros de altura.
A madeira oriunda de florestas plantadas é utilizada principalmente para produção de chapas, lâminas, compensados, aglomerados, carvão vegetal, madeira serrada, celulose e móveis. Outros produtos também podem ser obtidos, como por exemplo, óleos essenciais e mel.
O comércio internacional de produtos de origem florestal tem se comportado de forma bastante positiva ao longo da última década. Entre 1991 e 2003, a taxa média de crescimento do comércio internacional desses produtos atingiu 2,7% ao ano. Isso é resultado do aumento da demanda internacional aliado à intensificação do processo de globalização.
Nos últimos anos, o Brasil ganhou espaço no mercado internacional de produtos de origem florestal. No início dos anos 90, a participação do Brasil nas exportações mundiais não ultrapassava 1,7%. Em 2005, o Brasil contribuiu com cerca de 4,6% das exportações mundiais. Isso reflete basicamente o forte crescimento das exportações brasileiras ocorrido desde a década de 90.
Entre 1991 e 2003 a taxa média de crescimento das exportações brasileiras de produtos de origem florestal foi 10,1% ao ano. Já em 2005, as exportações atingiram a cifra de US$7,4 bilhões, o que representa 6,2% do montante total exportado pelo Brasil. Além disso, os produtos de origem florestal contribuem com 14,2% do superávit da balança comercial brasileira.
Em se tratando de produtos de florestas plantadas, o Brasil figura como o maior exportador mundial de compensados de pinus e o maior exportador mundial de celulose de fibra de eucalipto. Houve uma profunda mudança no mercado de madeira processada. Em 1998, apenas 14% do volume total produzido era exportado. Em 2004, essa proporção atingia 36%.
Entenda os aspectos econômicos da atividade florestal de plantio de eucalipto. O Curso Online Produção de Eucalipto: conceitos técnicos e econômicos tem início no dia 25 de janeiro e já está com inscrições abertas. Faça a sua agora mesmo!
Clique aqui e veja a programação completa deste curso, que tem como instrutores dois profissionais experientes no setor florestal: Alexandre Barboza Leite, engenheiro agrônomo (ESALQ/USP), especializado em silvicultura e manejo de solos e sócio-diretor da Teca Consultoria e Empreendimentos Florestais, e Marcelo Lavras Trapé, engenheiro agrônomo (ESALQ/USP), com MBA em Agronegócio pela ESALQ/USP e sócio-diretor da Agro Consulting Ltda.
Conheça também outros Cursos Online AgriPoint.