O que é marketing?
Entendemos que marketing é muito mais que a simples comercialização, ou o ato de realizar trocas, ele engloba todas as atividades que envolvem o planejamento e a produção de bens e serviços com o foco na satisfação dos consumidores finais.
Podemos dizer que as principais etapas que envolvem o planejamento de marketing são:
• Identificar a necessidade dos clientes e consumidores;
• Planejar e executar a produção ou serviço focado nas necessidades identificadas;
• Levar o produto/serviço aos clientes;
• Levar o produto/serviço aos consumidores finais;
• Comunicar-se com toda a cadeia;
• Entender e trabalhar fluxo de informações com seus clientes e parceiros.
Portanto, marketing não é só propaganda! A propaganda é o estágio final da estratégia de comunicação de seus produtos para todo o mercado.
E o que é estratégia?
O termo estratégia vem do grego antigo stratègós (de stratos, "exército", e "ago", "liderança" ou "comando" tendo inicialmente o significado de "a arte do general") e designava o comandante militar, à época de democracia ateniense.
Atualmente, o conceito de estratégia é uma das palavras mais utilizadas na vida empresarial e encontra-se abundantemente na literatura da especialidade. Existem diversas definições, mas o importante é o que existe em comum:
• A organização e o meio que a envolve;
• Uma clara visão de futuro;
• O planejamento e suas atividades;
• A execução das atividades;
• Envolve a tomada de decisão;
• Um conceito comum muito importante é a COMPETITIVIDADE;
• Pois o foco é sempre ser competitivo.
Definindo marketing estratégico
Podemos agora apresentar o que entendemos como “marketing estratégico”.
Este conceito une as ideias de marketing e estratégia em uma única visão. Envolve planejamento e análise com uma visão de futuro, envolve também foco total nos desejos, necessidades e interesses dos clientes e consumidores finais para:
• Adequar/segmentar sua oferta de produtos e serviços;
• Adequar toda a sua estratégia de comunicação; e
• Trabalhar o fluxo de informações da ponta do consumo à organização e da organização ao consumidor final.
Esse texto faz parte da introdução do curso online Marketing Estratégico no Agronegócio Café, que foi elaborado e será ministrado por Paulo Henrique Leme que tem um extenso currículo relacionado a área de marketing no setor cafeeiro.
Paulo Henrique é Consultor em Marketing Estratégico no Agronegócio, especializado em café, qualidade e certificação. P&A Marketing Internacional. É Engenheiro Agrônomo de formação, Mestre e Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras na área de marketing, planejamento estratégico e comportamento do consumidor.
Também realiza palestras e estudos sobre o mercado cafeeiro mundial, panorama do agronegócio brasileiro, certificações e indicações geográficas, marketing e comportamento do consumidor para empresas, cooperativas e instituições no Brasil e no mundo.
Trabalha com marketing digital e redes sociais: mediador do CoffeeClub (www.coffeeclubnetwork.com), uma rede social mundial focada no café e apoiada pela Organização Internacional do Café (OIC). Mediador da Rede Cafés do Brasil e das comunidades Marketing dos Cafés do Brasil, Agronomia e Agronegócio, Indicações Geográficas e Negócios Rurais na plataforma virtual Peabirus.
Também é responsável pelo newsletter mensal da empresa P&A Marketing Internacional, o Coffidential, disponível em inglês e espanhol: www.peamarketing.com.br.
Aproveite a experiência profissional do instrutor, inscreva-se no curso online Marketing Estratégico no Agronegécio Café e saiba mais sobre como comunicar ao mercado a qualidade de sua marca e cafés!