As empresas Tortuga, Bunge e Sulinox confirmaram o patrocínio do 1o. Workhop "Leite Competitivo", a ser realizado pela AgriPoint Consultoria nos dias 8 e 9 de fevereiro, em São José do Rio Preto, no Hotel Michelângelo. O Sebrae-SP confirmou o apoio, assim como a Láctea Noroeste, associação de produtores de leite da região, e as revistas Balde Branco e Leite DPA.
O evento, que tem o patrocínio master da DPA, discutirá se é possível e como o leite pode competir frente ao avanço da cana-de-açúcar em SP, MG, MS, GO e PR. Também, abordará as opções de integração do leite com a cana-de-açúcar, visando a diversificação e redução de riscos do produtor. Diversos laticínios da região mostraram interesse em participar do evento, significando que o tema realmente preocupa o setor, que vê a expansão da cana como uma ameaça relevante.
Sobre o workshop
O evento reunirá no dia 08/02 um grupo de palestrantes de alto nível, incluindo Christiano Nascif, do Programa Educampo, Luiz Gustavo Nussio, da ESALQ/USP, Alexandre Mendonça de Barros, da MBAgro e FGV/SP e André Luis Novo, da Embrapa Pecuária Sudeste. Além disso, o evento terá a análise de três casos de sucesso, uma mesa redonda entre os participantes e, no dia seguinte, uma visita a duas propriedades de destaque na região, que produzem mais de 30.000 litros de leite por hectare por ano.
Nascif fará uma provocação inicial, comparando rentabilidade e perspectivas do leite e da cana-de-açucar. André Luiz Novo discutirá a respeito das técnicas, atitudes e processos que têm se mostrado bem sucedidos para a produção de leite economicamente sustentável nessas regiões. Mendonça de Barros, por sua vez, abordará a diversificação na produção agrícola como estratégia para redução dos riscos e Nussio comentará a respeito da inserção da cana-de-açúcar em sistemas de produção de leite.
Mais informações, no site www.milkpoint.com.br/leitecompetitivo ou pelo telefone 19 3432-2199.