Diversas variedades de café são produzidas no Brasil, sendo que a conilon corresponde por aproximadamente 30% da produção nacional e 70% da produção capixaba de café.
O conilon é uma variedade de clima quente, que deve ser plantado em ambientes com temperaturas médias anuais entre 23ºC e 26ºC. São muitas as áreas aptas ao plantio, mas os estados que têm-se destacados são o Espírito Santo, Rondônia, Bahia, Minas Gerais Mato Grosso e Pará.
Seu principal destino é o mercado interno, seja para industrialização como café solúvel ou para compor os blends com o arábica, na indústria do torrado e moído.
Para aprender a melhor forma de produzir café conilon, participe do Curso Online AgriPoint que abordará o tema Fisiologia e Produção de Café Conilon. Com inicio no dia 08 de setembro, o curso trará informações básicas, dicas de plantio e poda, e conhecimentos sobre fisiologia e morfologia do café conilon, como crescimento vegetativo (raiz e parte aérea) e crescimento reprodutivo (floração e frutificação).
O objetivo deste curso é apresentar aos produtores e técnicos, conhecimentos específicos sobre fisiologia e morfologia do café conilon, para que utilizem como ferramenta no processo produtivo da variedade, garantindo o sucesso da atividade.
Durante este curso, que tem como instrutor o experiente engenheiro agrônomo, Cláudio Pagotto Ronchi, o aluno poderá ampliar seus conhecimentos e tomar decisões acertadas no plantio do conilon.
Sobre o instrutor
Cláudio Pagotto Ronchi é doutor em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde também obteve o título de M.Sc. em Fitotecnia e se formou engenheiro agrônomo. Atuou por mais de dois anos como pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, investigando a fisiologia do cafeeiro conilon. Desenvolveu, no norte do Espírito Santo, vários projetos relacionados à poda, frutificação e sombreamento em conilon. Publicou vários artigos científicos, livros e capítulos de livros sobre café, tanto arábica como conilon.
Atualmente, é professor e pesquisador da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba (UFV-CRP), na área de Fisiologia Vegetal. Na região do Alto Paranaíba, coordena vários projetos sobre ecofisiologia e manejo de plantas daninhas em café. É orientador em Programas de Iniciação Científica e de Pós-Graduação da UFV, e tem realizado várias palestras sobre fisiologia de café conilon, em eventos científicos e de extensão.
Participe deste curso online e tenha informações sobre o processo de produção do café Conilon, visando obter o máximo de produtividade e melhor qualidade do produto final.
Conheça a programação detalhada dos 5 módulos.
5 motivos para realizar este curso! entender por que os conhecimentos de fisiologia e morfologia do café conilon são importantes na sua produção; saber quais fatores afetam a abertura das flores e e a concentração de florada; aprender quais os espaçamentos de plantio e a densidade de plantas adequados; conhecer as variedades existentes para plantio; saber como e quando a poda deve ser realizada. |
Sobre o Curso
Este curso online terá início no dia 8 de setembro, e será dividido em cinco módulos liberados semanalmente.
O conteúdo é disponibilizado da seguinte forma: vídeo-aulas (liberadas para download) e material de consulta, que pode ser visualizado online ou salvo para estudo offline. Além disso, exercícios de fixação, com respostas imediatas, são inseridos durante as aulas para o aluno fixar os conceitos recém-apresentados e orientar seu aprendizado.
As dúvidas podem ser tiradas utilizando o Fórum de Debates, que fica disponível 24 horas por dia, e as Conferências Online (que tem datas e horas marcadas).
Este curso é realizado totalmente via internet, não havendo necessidade de deslocamento para realizá-lo, poupando tempo e se adaptando perfeitamente à rotina de trabalho.
Ao final, para aqueles que finalizarem a prova, um certificado online de conclusão do curso é enviado para o email do aluno, contendo informações da programação, carga horária estimada e período do curso, assinado pelo instrutor e pelo diretor da AgriPoint.
Não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo!