O público proveniente de diversos estados e em sua grande maioria composta por produtores de leite e técnicos do setor (os dados completos sobre o perfil dos participantes serão divulgados até sexta-feira), pode acompanhar palestrantes de alto nível que discutiram custo de produção de leite, gestão de pessoas, estratégia competitiva e qualidade total, além de mercado e economia brasileira.
De acordo com Marcelo Pereira de Carvalho, coordenador do evento, a iniciativa foi inovadora e, por isso, arriscada. "Não sabíamos como seria a receptividade de se abordar administração de fazendas, mas ficamos muito satisfeitos com os resultados", comemorou. Segundo ele, a inovação ocorreu em três frentes: primeiro, a temática; segundo, o fato de trazer pessoas de fora do setor leiteiro, trazendo experiências valiosas de outros segmentos da economia; e, terceiro, o formato do evento, que aprofundou a discussão em torno de 4 grandes temas e deixou amplo espaço para o debate.
Os professores Sebastião Teixeira Gomes e Christiano Nascif abriram o evento no dia 24, enfocando metodologia de cálculo de custos e tomada de decisão com base nos dados levantados, com comentários do produtor Demilson Rodrigues e do professor Paulo do Carmo Martins, chefe geral da Embrapa Gado de Leite. No período da tarde, a professora Tânia Casado comentou a evolução dos modelos de gestão de pessoas desde a década de 70 e fez um exercício sobre auto-conhecimento com base na tipologia junguiana, o ponto alto de sua apresentação. Os produtores Roberto Jank Jr. e Maurício Silveira Coelho mostraram como fazem a gestão de pessoas em suas propriedades.
No dia 25, o professor Fábio Chaddad mostrou como os produtores podem manter o valor gerado na atividade, ao invés de permanentemente repassar os ganhos aos elos seguintes. Ele falou sobre as estratégias competitivas à disposição do produtor de leite, com comentários do produtor Jonadan Mim Ma e do presidente da Comissão de Pecuária de Leite da CNA, Rodrigo Alvim.
À tarde desse mesmo dia, o consultor Raimundo Godoy deu uma visão geral sobre qualidade total e gestão por resultados, explicando como é possível implantar em fazendas de leite sistemas de gestão que fazem parte do dia a dia de empresas como Gerdau, Ambev, Sadia e Itambé. Paulo Machado, da Clínica do Leite, e Jacques Gontijo, da Itambé, foram os debatedores.
No sábado, o tema foi mercado, aberto pelo Prof. Eduardo Giannetti da Fonseca, do Ibmec/SP, que vez uma avaliação dos 4 anos do governo Lula, abordando os itens onde houve progresso e o que falta ainda ser feito. Paulo do Carmo Martins e Marcelo Pereira de Carvalho finalizaram o evento, falando sobre perspectivas de mercado no Brasil e no mundo.
O MilkPoint trará, nessa semana, matérias sobre as palestras abordadas.
Para o produtor Paulo Luiz Brant de Carvalho, de Uberlândia, MG, valeu a pena ter vindo. "Superou minhas expectativas. Bem explicativo, informativo, enfim, completo". Antônio Carlos de Souza Lima Jr., gerente de qualidade da LeitBom, em Goiás, e Samuel Oliveira da Danone, parabenizaram a AgriPoint pela iniciativa de abordar o tema. Souza Lima Jr. enfatizou a realização do evento em outras regiões.