ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

DRS - Desenvolvimento Regional Sustentável

EDUCAPOINT

EM 22/10/2007

1 MIN DE LEITURA

0
0
Durante o XV Seminário do Café do Cerrado, de 19 a 21 de setembro de 2007, em Patrocínio, MG, realizado pela Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa), com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foram discutidas políticas estratégicas para o agronegócio café, certificação, técnicas de produção, mercado, consumo, associativismo e cooperativismo.

Um dos mais importantes temas abordados no Seminário foi a questão da sustentabilidade do "Café do Cerrado" através de uma estratégia denominada DRS - Desenvolvimento Regional Sustentável. A sustentabilidade envolve uma série de ações, ao longo da cadeia produtiva, que além de garantir a persistência na atividade, possibilita aumento de eficiência e maior retorno financeiro.

O DRS, por sua vez, é um programa que mobiliza agentes econômicos, políticos e sociais locais. No caso da cidade de Patrocínio, onde será implementada a estratégia, o foco será o produtor pequeno e ou familiar, incluindo-os nas vantagens e benefícios que os médios e grandes produtores alcançam, impulsionando o associativismo e o cooperativismo e contribuindo para a melhoria dos indicadores de qualidade de vida desses produtores.

Aguinaldo José de Lima, Diretor do CACCER - Conselho de Associações de Cafeicultores do Cerrado e Carlos Nagib Nunes Monteiro, gerente de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) de Minas Gerais pelo Banco do Brasil, ministraram palestra mostrando as iniciativas que serão implementadas com a criação do Programa de DRS denominado "Café do Cerrado - A Inclusão de Todos", servindo como exemplo para outras regiões.

A palestra traz um diagnóstico do pequeno produtor de café do município, com seus pontos fracos e deficiências, além de traçar objetivos e oportunidades para os mesmos. Identifica a área de abrangência do programa, o critério de inclusão dos produtores, as ações a serem desenvolvidas, as metas desejadas e finalmente, as entidades envolvidas e suas competências, tendo como estruturação o plano de estratégia estabelecido pelo Banco do Brasil que atuará como parceiro fomentador, articulador e mobilizador do DRS.

O CaféPoint, por meio de seu sistema de palestras online, oferece a oportunidade de assistir o "Painel DRS - Desenvolvimento Regional Sustentável" e conhecer as possibilidades dessa iniciativa para a sua região.

Clique aqui e conheça mais detalhes sobre a palestra.

Rodrigo Cascalles, equipe CaféPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures