ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como mecanizar cafezais nas montanhas

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

HÁ 22 HORAS E 26 MINUTOS

1 MIN DE LEITURA

1
1

A mecanização no manejo de cafezais de montanha é muito importante, pois ajuda a viabilizar a execução das práticas culturais na lavoura, diante das dificuldades atuais de falta de mão-de-obra, além de trazer economia nos custos de produção do café.

A cafeicultura de montanha no Brasil ocupa uma área de 650 mil ha de cafezais, nas regiões da Zona da Mata de Minas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mantiqueira e divisa MG/SP. A produção anual deste parque cafeeiro é de cerca de 15 milhões de sacas/ano. Ali predominam pequenas propriedades, onde o café ocupa cerca de 20% da propriedade, mas representa cerca de 80% da renda. Na montanha existem poucas alternativas agrícolas, sendo mais adequados os cultivos perenes. 

Para mecanizar as lavouras de café nas montanhas, é preciso adaptar: as lavouras, o terreno e o maquinário.

Na adaptação das lavouras, os aspectos mais importantes são: abrir um pouco o espaçamento na rua para cerca de 3 m, usar variedades de porte baixo, variedades resistentes e sistema de poda safra zero. 

Na adaptação no terreno, é indicado fazer micro-terraços nas ruas para possibilitar o trânsito de tratores esteiros e abrir carreadores mais próximos para uso de canhão nas pulverizações. 

Na adaptação no maquinário, é recomendado usar equipamentos motorizados de operação manual, como roçadeiras e derriçadeiras; usar tratores e micro-tratores estreitos e até a colhedeira, transitando sobre os terraços; utilizar drones, com volume de 20-30 l/ha, nas pulverizações; e usar a nova alternativa com emprego do burrinho mecânico. 

O burrinho mecânico é um conceito novo, desenvolvido para operar em terreno de topografia acidentada. É leve, de fácil manuseio e sua roda dentada sustenta e traciona o equipamento, mesmo em declive acentuado. Ele faz micro-terraços que facilitam o trânsito para tratos na lavoura. Em complemento, para aumentar suas funções, existe, em execução na Fundação, um projeto de colocação de pequeno tanque e barra pulverizadora e de aplicação de herbicidas, com apoio em rodas traseiras, colocadas no lugar do arado. 


Com a abertura de micro-terraços nas ruas, é possível plantar o café entre os terraços e, depois, mecanizar os tratos. Aqui está aplicando calcário com trator cafeeiro


Com o burrinho mecânico, em 2-4 passadas pode-se fazer micro-terraços na lavoura, facilitando o trânsito para executar os tratos culturais

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ CARLOS CARDOSO ALVES

VIEIRAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

HÁ 6 HORAS E 21 MINUTOS

Onde posso encontrar esses maquinário.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures