ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Veranico não para a ferrugem do cafeeiro

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 19/03/2015

2 MIN DE LEITURA

1
0
Nos dois últimos anos têm ocorrido veranicos nas principais regiões cafeeiras, coincidindo no período dezembro a fevereiro, quando a ferrugem se encontra em fase de evolução, na folhagem das plantas.

A falta de chuvas, combinada com altas temperaturas, constitui-se num fator que poderia paralisar o desenvolvimento da ferrugem. No entanto, outras condições favoráveis à doença prevaleceram e, assim, a infecção continuou , podendo, sem o devido controle, causar prejuízos.

É sabido que a ferrugem é beneficiada pela umidade, e, ainda, por temperaturas mais altas. A umidade é necessária para a inoculação e as temperaturas mais elevadas, dentro de certos limites, reduzem o período de incubação do fungo, ou seja, o período entre a entrada dos esporos nas folhas e o aparecimento das lesões.

Agora, de fevereiro a março, com a retomada das chuvas, pode-se observar que o nível de infecção pela ferrugem já se encontra, em lavouras sem controle, na faixa de 10 a 20%, um índice perigoso nessa época, pois pode resultar num forte pique de infecção em junho e julho.

Então vem a pergunta. Por que o veranico não trouxe influência negativa significativa na evolução da ferrugem. A resposta está, como já dito ligeiramente, no conhecimento de que o clima é importante, porém, muito mais importantes são as condições de susceptibilidade das plantas à doença.

O veranico, na realidade, causa mais estresse nas plantas, da mesma forma que ocorre pela carga pendente, favorecendo, em seguida, a evolução da ferrugem, por tornar as plantas mais susceptíveis.

Vejam que nos campos onde se faz a avaliação da ferrugem, no sistema de Estações de Aviso da Fundação Procafé, verificou-se, no final de fevereiro/15, que os índices de folhas infectadas pela ferrugem, na média de 3 localidades(Varginha, Boa Esperança e Carmo de Minas), foram de 28% nas plantas com carga alta e 11% nas de carga baixa.

Portanto, temos que continuar controlando a doença, com pulverização agora no final de março ou meados de abril, para evitar piques de infecção tardia. Não se deve esquecer que o fim do controle é mais importante do que o seu início.


Índices iniciais de infecção, da ordem de 10 a 20% de fls. infectadas, em fins de fevereiro representam perigo de estouro da ferrugem mais tarde, em junho e julho. Machado-MG, fevereiro de 2015.



Para a evolução da ferrugem o mais importante é haver boas condições de susceptibilidade dos cafeeiros, como nesta plantação adensada da cultivar Acaiá, com alta produtividade. Machado-MG, fevereiro de 2015. 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO CESAR SANTOS SCALLI.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/03/2015

E bem verdade pois anteontem visitei no municipio de São Sebastião da grama, Fazenda Serrinha, do Sr, Luis Carlos de Souza, e seu talhão de lavoura esqueletada esta com ataque de ferrugem onde realizou controle de solo e tambem via foliar, entraremos com mais um controle via folha, não está interrompendo o ciclo do fungo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures