ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Variedades de café mais produtivas apresentam menor ciclo bienal nas safras

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 06/09/2016

2 MIN DE LEITURA

5
0
Por José Braz Matiello, Saulo R Almeida e Iran B. Ferreira – engenheiros agrônomos da Fundação Procafé e C.H. S. Carvalho – pesquisador da Embrapa-Café


A lavoura cafeeira cultivada a pleno sol tem a característica de produzir bem numa safra e, logo, sobrevém uma baixa safra no ano seguinte, o que se conhece por ciclo bienal de produção.

Assim acontece porque a alta demanda de nutrientes, minerais e orgânicos, pelos frutos de uma carga alta, reduz o crescimento da ramagem nova, onde vai haver o florescimento e a frutificação para a safra próxima.

No melhoramento genético, a pesquisa busca variedades mais produtivas e vigorosas, pois o vigor é a característica que favorece o equilíbrio da produtividade, entre os anos de alta e baixa safra.

No entanto, uma observação nova tem sido feita quando são analisados diferentes materiais genéticos por uma série maior de safras. Algumas variedades, aquelas que se mostram mais produtivas na média de um período mais longo, são as que apresentam maior constância produtiva entre safras. Por isso, pode-se dizer até que as variedades mais produtivas são aquelas que produzem mais nos anos de safra baixa.

Nos diferentes genótipos de cafeeiros que têm sido ensaiados, na Fundação Procafé, três vem se destacando no aspecto de maior uniformidade entre safras - são seleções de arara, guará e acauã. Pode-se observar esse comportamento na comparação desses materiais, com os padrões, em três ensaios, conforme tabela 1. Verifica-se que, nas três primeiras safras os padrões de catuaí vermelho produzem de modo semelhante aos novos materiais. A partir da 4ª safra, enquanto o catuaí começa a apresentar safras bienais, as novas variedades mantém maior uniformidade entre safras anuais. Assim, os diferenciais que mais afetam a média são aqueles observados em anos de safra baixa.

Embora haja, nos últimos anos, aumento no uso de podas para programar ou zerar a safra, esta orientação não afeta a viabilidade de uso de materiais de safras maiores, pois com sua maior capacidade produtiva também nesse sistema trarão vantagem. Podem até alongar a necessidade da poda, em vez de cada dois para cada três anos, alcançando, assim, médias mais altas.

Tabela 1- Comparativo de produtividades em safras sucessivas entre variedade padrão (catuaí) e novos materiais genéticos, Varginha-MG, 2016

Tabela: Procafé


Foto: Procafé
Cultivar arara, com produtividade de 68 scs/ha e o catuaí - safra de 2015, em ensaio em São Gotardo (Coopadap – Procafé)


Foto: Procafé
Com três sacas/há - safra de 2015, em ensaio em São Gotardo (Coopadap – Procafé)

Foto: Procafé
Cultivar guará, com 51 scs/ha, evidenciando a vantagem produtiva dos 2 novos materiais, em anos de safra baixa - safra de 2015, em ensaio em São Gotardo (Coopadap – Procafé)

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBERTO DE CASTRO

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/09/2016

Ola Alexandre, fiz estas perguntas, pois realmente estou em dúvida qto, ao plantio destas novas qualidades. , o guará, e o arara, temos em nossa fazenda o mundo novo /4 e 0 19, e temos obtido ótimos resultados, temos também uma lavoura nova com Topazio, que devera dar a primeira produção em 2017, mas está bem ajeitada, portanto nada tenho qto. a novos experimentos  de produção , respeito o desconforto que tenha passado o vosso Pai, mas penso ser vida que segue, tomara que cada vez mais vcs. tenham ótimos resultados em suas lavouras, e possam esquecer estes traumas do passado.

gde. abraço.
ALEXANDRE CASTRO CAMBRAIA

OLIVEIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/09/2016

Sei não, realmente tenho reticências em relação a novas variedades, pq meu pai uma vez plantou uma lavoura, com sementes de variedades novas modernas, geneticamente modificadas, resistência a seca, ferrugem etc... Que era a lavoura mais bonita da fazenda, verdinha, porém nunca produziu um sequer grão. Imagina o investimento, o prejuízo, pra depois de cinco ou seis anos chegar a conclusão que a lavoura era improdutiva e ter de arrancar tudo e começar tudo de novo... Deveria ter processado a fabricante para reaver todos os custos...é o que eu faria se fosse comigo... Portanto eu pergunto: Ao adquirir as sementes dessas novas variedades arara e guará existe uma cláusula no contrato garantindo ressarscimento ao produtor caso as plantas não apresentem a produtividade que vcs garantem? Porque isso é um produto é como tal vcs tem de entregar o que garantem porquê senão é o mesmo que comprar um carro zero ou uma TV que não funciona... Até hoje fico revoltado com o fato deeu pai não ter abrido um processo na justiça para reaver o dinheiro gasto de volta... Acho que o produtor rural merece ser tratado com mais seriedade e respeito...isso não é brincadeira, é investimento sério e dele depende a vida de muitas famílias e empregos... Pra mim melhor café continua sendo o Mundo Novo Antigo, boa produtividade exellente peneira, bebidas moles...todas minhas lavouras de mundo novo bebem especial acima de 80 pontos... Essas variedades novas bebem especial? Qual a porcentagem  media de peneira 16 acima delas? Porque a peneira do catuai é horrível... Enfim...Se provarem ser superior ao Mundo Novo não só em produtividade mas também em qualidade e peneira, além de garantirem resultados ou meu dinheiro de volta...pode ser que um dia...eu faça uma experiência com uma variedade dessas...
ROBERTO DE CASTRO

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 16/09/2016

Oi amigo, estas duas cultivares, o Guara, e o Arara, são de porte baixo ou alto, tem resistencia a ferrugem ? e podem ser cultivados em terrenos de serra, com altitude de 1.100 mts.? .qual seria o espaçamento indicado .
AURELIO DE OLIVEIRA

TAIOBEIRAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/09/2016

Gostaria de saber se o material tem algum ponto fraco, ou seja se tem algum tipo de problema mais severo no controle de praga e doença, ou com nutrição ou qualquer tipo de problema.
DIEGO BERNARDES ROCHA

RIO PARANAÍBA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/09/2016

Olha ai pessoal!

Acompanho esse campo de São Gotardo-MG e olha que essa produtividade foi em um ano difícil para a cafeicultura devido o baixo rendimento final, ocasionado pelo clima. Veja que mesmo com o tempo não favorável elas ainda sobressaíram com uma ótima produtividade, principalmente ao lado dos nossos tradicionais cafés catuais, que não produziram quase nada.

Os resultados das oito safras sairão no Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras.

Os cafés da foto estão o Guará em primeiro em produção e o Arara em segundo, entre as 53 variedades plantadas nesse ensaio para avaliação.

Mesmo com vários testes mostrando a alta superioridade dessas novas variedades e em diferentes regiões do Brasil, infelizmente ainda tem muitos produtores que não querem mudar e adotar essas novas e melhores variedades!

Façam um pequeno plantio de uma dessas e outras boas variedades já existentes no mercado, tenho certeza que irão mudar de opinião e passarão a plantar e trabalhar com uma melhor produção e qualidade dos seus cafés!

À disposição, Diego Bernardes Rocha.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures