A adoção de tecnologias de preparo, secagem e armazenagem de café, tecnologias estas muitas vezes simples e acessíveis a pequenos produtores, pode resultar na obtenção de um produto de boa qualidade.
Apesar dos vários tipos de determinadores de umidade (diretos ou indiretos) disponíveis no mercado, eles são, em geral, de custos relativamente elevados e, muitas vezes, os fornecedores não oferecem a devida assistência técnica. Como necessitam de aferição ou calibração periódicas e por causa das dificuldades de operação e custo de um sistema-padrão, foi desenvolvido o método de determinação EDABO (Evaporação Direta da Água em Banho de Óleo), uma variação do método de destilação, de baixo custo e de mesma precisão do método padrão.
Na figura abaixo, pode ser observado o equipamento construído com utensílios domésticos, termômetro e uma balança com capacidade para pesar 500 gramas com precisão de 0,5 gramas.
Para determinar a umidade do café utilizando-se o EDABO, o operador deve proceder de acordo com o exemplo a seguir:
a)Fazer amostragem correta do lote;
b)Pesar 100 gramas do café e colocar em um recipiente com aproximadamente 10 cm de diâmetro e 20 cm de altura (leiteira de 1 litro), resistente a altas temperaturas, dotado de tampa perfurada (tipo ralo), com um furo maior para inserir um termômetro graduado até 200oC;
c)Adicionar óleo de soja até cobrir a camada de café;
d)Pesar o recipiente + café + óleo + termômetro e anotar a massa inicial (Mi)
e)Aquecer o conjunto (por aproximadamente 15 min), até atingir a temperatura indicada na Tabela 1 (no caso de café beneficiado, 190oC). A seguir, retirar a fonte de calor, esperar que cesse o borbulhamento e, por pesagem, obter a massa final (Mf); e
f)O resultado de Mi - Mf é o teor de umidade em percentagem, base úmida
Por exemplo, se Mi=458,9g e Mf=445,4g.
Umidade do café= 458,9-445,4=13,5% b.u.
Temperatura para determinação do teor de umidade pelo método EDABO
Este método também pode ser utilizado para a determinação de umidade de outros produtos agrícolas, tais como: