ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Túnel de guandu para proteger novos cafezais contra geadas

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 11/10/2007

2 MIN DE LEITURA

2
0
Pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) alertam os produtores que planejam plantar café: é hora de preparar o túnel de guandu para proteger a lavoura contra geadas no próximo inverno.

O guandu é uma leguminosa arbustiva, bastante utilizada como adubo verde, que pode atingir até quatro metros de altura. A técnica consiste em semeá-lo em linhas posicionadas entre os sulcos onde serão plantadas as mudas de cafeeiro. No Paraná, normalmente se faz o plantio de café entre janeiro e junho.

Com o crescimento, os ramos do guandu se entrelaçam e formam uma cobertura, sob a qual as mudas de café recém-plantadas ficam abrigadas e protegidas do frio. Resultados de pesquisas apontam que, nessa condição, a temperatura de relva (coletada ao nível do solo) permanece de dois a cinco graus mais elevada no inverno, em comparação a áreas onde o cafezal é implantado sem uso dessa prática.

De acordo com a pesquisadora Heverly Morais, além de proteger contra geadas, o túnel de guandu auxilia na redução da infestação de plantas daninhas, protege o terreno contra a erosão e melhora o pegamento das mudas de café, porque o sombreamento do guandu conserva a umidade do solo.

Entre 1.000 e 1.200 produtores devem plantar café na safra 2007-2008, conforme projeção, baseada na quantidade de mudas disponível no Paraná, do economista Paulo Franzini, do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab). Se essa previsão se confirmar, no próximo inverno haverá no Estado cerca de 4.000 hectares de novos cafezais sob risco de sofrer danos causados por geadas.

Como fazer - O túnel de guandu deve ser implantado em outubro-novembro. O primeiro passo é preparar o sulco para plantio das mudas de café. Semeia-se a leguminosa em ambos os lados dessa vala, a uma distância de 80 cm, com matraca ou plantadeira (tratorizada ou de tração animal), depositando-se cinco sementes por cova. São necessários 15 a 20 quilos de sementes por hectare, recomenda Heverly Morais.

Após a emergência, faz-se o raleamento, deixando uma planta a cada 20 centímetros. Conforme a pesquisadora, o desenvolvimento inicial da leguminosa é lento e, por isso, pode ser necessário capinar o mato uma ou duas vezes. No início do ano os pés de guandu estarão bem crescidos. Deve-se então fazer uma poda leve no lado interno, voltado para o sulco, para facilitar o caminhamento no terreno e o trabalho de plantio das mudas de café. No inverno, o túnel se fechará, deixando protegido o cafezal recém-implantado.

Desfaz-se o túnel em setembro, cortando-se as plantas de guandu a 60 cm do solo, preferencialmente em dias nublados. Essa poda deve ser feita em três etapas, espaçadas quinze dias uma da outra, para facilitar a aclimatação das plantas de café.

É necessário manter as podas até dezembro, conservando o cafezal a pleno sol. Então, deixa-se a leguminosa rebrotar totalmente, para que, em maio, o túnel se feche novamente. No ano seguinte, repete-se o processo.

O pesquisador Renzo Gorreta Hugo estima que, no primeiro ano, a implantação e manejo do túnel de guandu custa aproximadamente R$ 175 por hectare, incluindo podas e capinas.

Artigo enviado pela assessoria do Instituto Agronômico do Paraná - IAPAR

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EMERSON RODRIGUES DOS SANTOS

CAMPOS GERAIS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 25/01/2009

Fernando: sou produtor de café em uma área de grande altitude. Tenho muito problema com a mancha da phoma. Com o plantio do guanu para quebra do vento ajudaria no manejo da lavoura do café.

atenciosamente.
Emerson
FERNANDO SORDI TAVEIRA

FRANCA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/10/2007

Olá, parabéns pela atitude.

Gostaria de saber se o túnel com guandu ou com qualquer outra leguminosa com o mesmo porte não causa um sombreamento excessivo, dando condições para a planta do café se estiolar.

Anos atrás eu fiz uma adubação verde com guandu em uma área recém recepada, onde conduzi dois brotos por planta podada (a lavoura já estava implantada). Como eu gostaria de tirar um pouco de semente, deixei o guandu crescer um pouco e percebi que os brotos onde estava o guandu plantado ficaram estiolados em relação aos outros onde não havia o adubo verde.

Gostaria que comentassem esta minha colocação. Alguém já teve alguma experiência parecida?

Abraços à todos...

Fernando S. Taveira

<b>Estimado Sr. Fernando</b>

Realmente o excesso de sombra pode provocar o estiolamento das plantas de café. Para isso recomendamos após o inverno 3 podas gradativas, a cada 20 a 30 dias para propiciar a entrada de luz aos poucos e não ter excesso de sombreamento na primavera e verão principalmente, época do ano que a planta de café têm o maior desenvolvimento vegetativo.

Att

Renzo Gorreta Hugo

<b>Olá Fernando</b>

Temos experiências com guandu com a copa excessivamente densa (sem poda ou manejo) sombreando cafeeiros já implantados e recentemente recepados. Neste caso ocorreu o estiolamento do cafeeiro e a produção caiu drasticamente. O que recomendamos é que no caso da utilização de guandu na fase produtiva do café, faça o manejo das plantas de guandu com podas ou raleamento, deixando cerca de 30 a 40% de sombra.

Um abraço

Heverly Morais
Pesquisadora
Agrometeorologia/Ecofisiologia

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures