Como parte do projeto "Conservação da biodiversidade em café: Transformando as práticas de produção do setor cafeeiro através do aumento da demanda por cafés sustentáveis certificados" - financiado pelas Nações Unidas - foi realizado este relatório anual com o objetivo de divulgar e informar o volume de cafés Rainforest Alliance Certified produzidos em fazendas brasileiras e vendidos no mercado interno e externo.
Os dados apresentados foram obtidos pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) no primeiro semestre de 2007, através do controle de emissão de certificados de transação e também pelo sistema de rastreabilidade da Rainforest Alliance (Eximware), no segundo semestre.
Existe a possibilidade dos números serem maiores do que os aqui apresentados, especialmente no primeiro semestre, já que não havia a obrigatoriedade da emissão dos certificados de transação.
2. Destinos por continente
Com relação aos destinos dos cafés certificados, a Europa é o continente mais importante com 59% de todos os embarques. Empresas como a Taloca, Tchibo e Drie Mollen são as principais importadoras. A Ásia vem em seguida (Kanematsu, Mitsubishi) com 21%. A América do Sul é o terceiro consumidor, especialmente em virtude do Café Bom dia.
A tabela a seguir mostra os números referendes ao ano de 2007:
Tabela 1: Distribuição de destinos por continente (em sacas de 60Kg)
1 Principais paises: Alemanha, Inglaterra, França, Itália
2 Principalmente Estados Unidos e um pouco Canadá
3 Austrália
4 Japão
Gráfico 1: Distribuição Percentual de Destinos por Continente, incluindo Brasil
As dez principais empresas compradoras de café certificado em 2007 foram:
1. Taloca (Europa)
2. Tchibo GmbH (Alemanha)
3. Kanematsu (Japão)
4. Café Bom Dia Ltda (Brasil)
5. Mitsubishi Corporation (Japão)
6. Paragon Coffee Trading Co. (destino final França)
7. Drie Mollen (Holanda)
8. Cofi-Com (Australia)
9. Tokyo Allied Coffee Roasters Co. (Japão)
10. Aziende Riunite Caffe (Importador - Itália)
3. Evolução anual em vendas
As vendas anuais de café verde certificado aumentaram 68% com relação a 2006. Abaixo, pode-se verificar a evolução nos últimos anos, sendo que 2003, 2004 e 2005 possuem dados estimados oriundos de consultas informais com os produtores.
Tabela 2: Evolução em vendas Brasil por ano (em sacas de 60Kg)
Esta tabela mostra uma evolução crescente no volume total de café vendido como certificado, embora em termos de crescimento percentual a evolução no último ano foi menor que nos outros.
Gráfico 2: Evolução em vendas registradas ano a ano5:
5 Este gráfico foi feito com referência ao ano de venda/Exportação. Em alguns casos poderemos ter dados distintos em relação ao ano-safra.
A proporção entre o volume produzido e o volume vendido como certificado tem aumentado nos últimos três anos:
Tabela 3: Proporção entre produção e venda de café verde certificado:
4. Conclusão
O mercado de café verde, com o selo Rainforest Alliance, tem crescido constantemente nos últimos anos em virtude da adesão de grandes empresas ao programa. Aparentemente, os Estados Unidos tem sido um destino pequeno perto do potencial deste país. Além disso, acreditando no potencial do consumo interno, está sendo feito um trabalho para divulgar ainda mais a certificação dentro do Brasil, junto às grandes torrefadoras e empresas do setor.