ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Relação entre poda e lavoura

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 05/09/2018

1 MIN DE LEITURA

0
1

A poda do cafeeiro é uma técnica há tempos conhecida por técnicos e cafeicultores. Sua utilização, no entanto, só se intensificou no início dos anos 70, com o plantio das lavouras no sistema de renque e com os planos de renovação de cafezais.

Na cafeicultura moderna, a poda passou a ser incorporada às práticas usuais de manejo. Ao contrário do que muitas vezes se acredita, ela não aumenta a produtividade do cafeeiro, mas pode, sim, ser um recurso eficiente na regularização da safra, bem como facilita a execução das diversas operações de manejo e de colheita.

Também é indicada quando se quer fazer uma correção na arquitetura da planta, como é o caso de lavouras com excesso de ramos ortotrópicos (“ladrões”), que tiveram perda de ramos produtivos, ou ainda, quando estes se encontram entrelaçados, diminuindo a entrada de luz na planta e dificultando a colheita.

Melhora as condições para o controle fitossanitário, principalmente da ferrugem e da broca, assim como promove um aumento da luminosidade e arejamento da lavoura. É importante ressaltar que é uma operação trabalhosa e onerosa que, além de aumentar os tratos culturais (manejo do mato e desbrotas), requer trabalhadores treinados, com orientação técnica, máquinas e equipamentos específicos.

Do ponto de vista exclusivamente econômico, devem-se fazer podas em anos de carga alta. Entretanto, é necessário que no manejo da lavoura, desde o ano anterior, tenham sido realizados um controle eficiente de pragas de solo e uma boa nutrição do cafeeiro, isto porque, se a planta estiver muito esgotada, seja por exaustão de reservas ou por ataque de pragas de solo, há o risco de insucesso na recuperação da lavoura, principalmente quando se tratar de poda drástica.

Pesquisas apontam que quando a poda é realizada após a colheita, a planta terá tempo para recompor a sua área produtiva, resultando em maior produção nas primeiras safras pós-poda. Em locais sujeitos à geada, é prudente fazer a poda a partir do mês de agosto.

Já na implantação da lavoura, é importante levar em consideração o sistema, bem como o tipo de poda que se pretende realizar no futuro. Por exemplo, quando se faz opção pelo plantio do café em espaçamentos mais adensados, necessariamente, deve-se prever a realização das podas com mais frequência.

As informações são da Emater – MG – Manual do Café, Manejo de Cafezais em Produção.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures