Sustentabilidade e economia no uso de recursos são temas em destaque na agricultura atual. Aliado a isso, está o recente uso de biochar, produto resultante da pirólise de biomassa, processo que transforma resíduos orgânicos em carvão vegetal estável. Na cafeicultura, o biochar tem aplicações importantes, como a melhoria da qualidade do solo, o aumento da retenção de água e de nutrientes, além de potencializar a saúde das plantas.
De olho no tema, a Palinialves desenvolveu a PA-Biochar Compact, uma usina compacta para produção de biochar, que pode ser deslocada conforme as demandas do produtor. Essa mobilidade permite que o equipamento seja utilizado em diferentes áreas da propriedade, o que otimiza o uso do maquinário e maximiza a eficiência no processamento dos resíduos gerados durante a colheita.
A PA-Biochar Compact tem capacidade de produção que varia entre mil e 1.200 litros de biochar por dia, a depender da matéria-prima utilizada. O painel de controle possibilita a regulagem da velocidade e da temperatura do processo. Além disso, de acordo com a Palinialves, o calor gerado durante a pirólise é reaproveitado para secar outros materiais, o que reduz o consumo energético e contribui para uma operação mais sustentável.
Por conta do sistema autônomo, o operador apenas monitora o processo, liberando tempo e recurso para outras atividades na propriedade. Em seu uso, a máquina reduz drasticamente a necessidade de lenha, utilizando os gases da pirólise também como fonte de energia.