ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O café tinha uma pedra no seu caminho

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 31/08/2016

1 MIN DE LEITURA

2
0
*Por José Braz Matiello – engenheiro agrônomo da Fundação Procafé e Lucas Franco e J.R. Dias – engenheiro agrônomos da Fazendas Sertãozinho

No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho, assim diz o poema de Carlos Drummond de Andrade. A natureza, com sua sabedoria, traz verdade a esse escrito. Um cafeeiro cresceu onde existia uma grande dificuldade, numa fresta de uma pedra. Ali nasceu e está se desenvolvendo, mostrando que a adaptação faz parte da sobrevivência da espécie.

Nós, técnicos, ficamos surpresos com este cafeeiro, sobrevivendo do quase nada, pois conhecemos que a planta precisa de solo, profundo e fértil. Ali víamos, justamente, o contrário. Pra nós foi um exemplo. Temos, no dia a dia, de adaptarmos nossas ideias. Somos, no geral, conservadores, pois nos baseamos na tradição e resistimos às novidades.

Foto: Procafé
Cafeeiro, da variedade catuaí, crescido em uma fresta de pedra, que tem mais de 3 m de espessura, na parte alta da Fazenda Sertãozinho, em Botelhos (MG).

Assim tem sido na adoção de novas variedades, na aceitação de critérios de suficiência nutricional do solo, como forma de reduzir a aplicação de nutrientes disponíveis em bons níveis, no uso de novos sistemas de mudas e de plantio e em outras tantas tecnologias inovadoras.

As recomendações precisam, logicamente, serem bem testadas. A pesquisa cafeeira está ai pra isso. Pra transmitir, aos técnicos de AT e aos produtores, indicações de produtos e praticas seguras

Vamos, então, tratar as dificuldades, os problemas que aparecem, com adoção e adaptação de novos conhecimentos. Vamos fazer como nosso valente cafeeiro, que ao encontrar uma pedra no seu caminho, procurou o melhor caminho.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

VICENTE CASTRO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/09/2016

Parabéns. Sempre nos esquecemos da sabedoria da natureza e não temos a humildade de perceber o quanto ainda temos a aprender.
JOSÉ ADAUTO DE ALMEIDA

MARUMBI - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 01/09/2016

Parabéns Matiello pela oportuna analogia entre a luta da espécie pela sobrevivência e a aceitação/adoção, por produtores e Técnicos, pelas novas tecnologias geradas por vocês, incansáveis pesquisadores.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures