ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nutrição do Cafeeiro: A adubação começa com a análise do solo

POR RAFAEL ANTONIO ALMEIDA DIAS

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 06/11/2014

5 MIN DE LEITURA

5
1
Aprenda técnicas para nutrir o cafeeiro em sua propriedade. A equipe do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necaf/Ufla) fala sobre o passo a passo da adubação, que começa com a análise do solo (e da folha), continua com a correção da acidez e termina com a aplicação do adubo. Confira:

Análise de solo
a) Freqüência e profundidade da amostra:
• Anual: 0-20 cm, no meio da faixa adubada
• Bianual: 0-20 cm e 21-40 cm, no meio da faixa adubada.

b) Época de amostragem: abril/maio (antes da colheita ou da arruação).

c) Número de amostras: uma (1) amostra composta de, no mínimo, 10 sub-amostras, para qualquer gleba homogênea de até 50 hectares.

Não esquecer que: “A adubação começa com a análise do solo (e da folha), continua com a correção da acidez e termina com a aplicação do adubo”.




Calagem
A calagem neutraliza os excessos de alumínio e de manganês e fornece cálcio e magnésio. Além disso, aumenta a disponibilidade de nitrogênio, enxofre e boro que resultam da mineralização da matéria orgânica.

O excesso de cobre também é controlado. A análise de solo diz qual a dose que deve ser aplicada. O calcário é aplicado a lanço, em área total, e incorporado a 20-30 cm de profundidade antes do plantio. Nos cafezais formados, o corretivo é distribuído também a lanço depois da colheita, antes de se começar o programa de adubação ou entre um parcelamento e outro.

Em terrenos onde não for possível aplicar o calcário em área total e incorporá-lo mecanicamente, o remédio é colocar na cova ou no sulco doses que não devem passar de 1-1,5 toneladas por hectare, misturando muito bem com a terra.

Gessagem
A calagem em geral não corrige a acidez em profundidade no caso de cafezais já formados, onde é inviável a incorporação do corretivo. A menos quando se procede à subsolagem ou se use doses relativamente pesadas em solos leves, empregando-se calcário de boa qualidade e se espera alguns anos. Isto se deve ao fato de que o ânion acompanhante do cálcio, CO3 2-, se dissipa na atmosfera da superfície do solo e acima dela.

Em conseqüência, o cafeeiro (ou outra cultura qualquer) tem o seu sistema radicular concentrado na superfície e, por isso, aproveita menos os nutrientes que percolam, absorve menos água e sente mais o efeito da estiagem.

O gesso, gesso agrícola ou fosfogesso, é o CaSO4.2H2O (sulfato de cálcio), subproduto da indústria do ácido fosfórico. O ânion acompanhante do Ca2+ é o SO4 2- que, ao contrário do CO3 2-, não se perde por volatilização: é capaz de descer no perfil, processo em que é acompanhado pelo cálcio.

Disso resulta que em profundidade aumenta a saturação em cálcio do complexo de troca e o Al tóxico é "neutralizado". A gessagem usualmente não modifica o pH e não é substituta da calagem. Ambas se complementam.

Quando o solo, antes do plantio, necessitar de calcário e de gesso, primeiro se faz a calagem na forma recomendada e depois se distribui o gesso a lanço, sendo dispensada a sua incorporação. Pode-se também usar produtos comerciais que contêm uma mistura de calcário e gesso. Nos cafezais em formação ou produção o gesso é aplicado a lanço, e nesse caso também pode-se usá-lo previamente misturado com o calcário (se o solo necessitar de calagem) ou separadamente.

Recomendações de Adubação
Na adubação do cafeeiro em produção é importante considerar vários fatores, como: elemento(s) deficiente(s), quantidade do adubo a aplicar, época de aplicação e localização do adubo. A análise de solo e a diagnose visual são úteis para definir os elementos que estão deficientes no solo e na planta, respectivamente. A dose de adubo necessária depende, no caso da planta em produção (geralmente a partir do 4º ano), do nível de fertilidade do solo, da adubação feita na cova (principalmente em se tratando do fósforo), e da colheita pendente ou desejada. A época de aplicação dos adubos é determinada por dois fatores principais:

• Os períodos de maior exigência do cafeeiro: depois da colheita e do início da vegetação; no pegamento da florada e no crescimento dos frutos. Na prática, entretanto, para simplificar, a dose total geralmente é dividida em parcelas iguais.

• O comportamento do adubo no solo: o nitrogênio é sujeito a perdas por lixiviação, o fósforo é muito fixado no solo e o potássio ocupa posição intermediária. Por causa disso, o comum é fracionarse a dose dos três elementos, o que é determinado principalmente pelo comportamento do nitrogênio. As duas principais "ferramentas" para a recomendação da adubação do cafeeiro são a análise de solo e a análise foliar.

 
Figura 2. Tabela de adubação corretiva.


Análise de folhas
a) Época:
. Antes da 1ª adubação
. Um mês depois da 1ª adubação
. Um mês depois da 2ª adubação.
Com essas três amostragens e análises, é possível monitorar o estado nutricional do cafezal de modo mais seguro. Alternativamente, pode-se fazer uma amostragem depois do 1o parcelamento, no caso de se fazerem três, ou depois do 2o, quando são feitos quatro parcelamentos.

b) Amostragem: coleta do 3º e do 4º pares de folhas, na altura média da planta, num total de 50 pares de folhas/gleba, em 25 plantas, colhendo 2 pares, um de cada lado da planta.

Figura 3. Amostragem das folhas para análise: o 3º e o 4º pares são colhidos; 1º par = folhas com cerca de 2,5 cm de comprimento.





Figura 4. Macro e Micronutrientes via Foliar.


 
Figura 5. Esquema de divisão de glebas para retirada de Análise de terra.


Fontes de Pesquisa:
ARQUIVO DO AGRÔNOMO - Nº 3, 2a edição - revisada e ampliada “SEJA O DOUTOR DO SEU CAFEZAL” – Autores: Eurípedes Malavolta1, Durval Rocha Fernandes2, Hélio Casale3, José Peres Romero4.

REVISTA ATTALEA AGRONEGÓCIOS – edição Maio de 2014, disponível em https://www.revistadeagronegocios.com.br/


Autores: Alunos do Núcleo de Estudos em Cafeicultura - NECAFE/UFLA;
• Rafael Antonio Almeida Dias, Mestrando em Agronomia/Fitotecnia;
• Francisco Moreira de Sousa Neto, Graduando em Agronomia;

RAFAEL ANTONIO ALMEIDA DIAS

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIANA POMPEO DE CAMARGO GALLO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 16/04/2015

Olá pessoal,



Gostaria de informá-los que estamos com inscrições abertas para o Curso Online "Correção do solo e adubação para aumentar a lucratividade do cafezal".

Aproveite para esclarecer todas as dúvidas com o instrutor André Guarçoni (Incaper/ES).



Para mais informações, acesse o link: https://www.agripoint.com.br/curso/adubacao-cafe/



Ou entre em contato: cursos@agripoint.com.br / (19) 3432-2199


CLAUDINEI

PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/11/2014

Muito bom,

Parabéns pelo artigo.
HUGO VELEZ MONTES

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/11/2014

Gracias por el articulo es indispensable seguir la secuencia de lasrecomendaciones.
JOSÉ ANTONIO DO NASCIMENTO

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/11/2014

Parabéns pelo artigo, é sempre bom estar  nos lembrando da importância das análises.
ENIO HECKERT JUNIOR

ALTO JEQUITIBÁ - MINAS GERAIS - INSUMOS PARA INDÚSTRIA, DISTRIBUIÇÃO E VAREJO

EM 07/11/2014

Muito bom o artigo!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures