ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Novas observações sobre os efeitos da seca em cafeeiros

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 27/05/2014

2 MIN DE LEITURA

3
0
A estiagem que atingiu fortemente a maioria das regiões cafeeiras, produtoras de café arábica no Brasil, em jan-fev de 2014, trouxe algumas lições para nós.

Muitas das consequências esperadas aconteceram no curto prazo, destacando-se – a redução do crescimento nas plantas (dos ramos, folhas e frutos), o baixo enchimento dos frutos – causando chochamento, má granação, grãos negros e ardidos (perda de peso e de qualidade), a escaldadura e queda de folhas, a seca de ramos, o aumento de pragas e doenças (broca, bicho mineiro, ácaros e cercospora), e o aumento na queda de frutos.

Outras implicações do déficit hídrico ainda vão ser expressas a médio prazo. A principal sequela é representada pelo menor crescimento dos ramos, significando menor número de nós e menos rosetas para a floração na safra 2015. Também, a maior desfolha, a seca de ramos e o depauperamento das plantas vão provocar menor pegamento da próxima florada. Existe, ainda, suspeita de que pode ter havido algo de prejudicial sobre a indução floral e danos em raízes finas, o que parece menos problemático, em vista da melhoria das condições de chuva em março abril.

De todo modo, a sequência de chuvas, ainda neste ciclo agrícola, de modo a abastecer a reserva do solo, evitando déficits acumulados superiores a 100mm, é que vai ter bastante influência sobre o resultado residual da falta de chuvas do inicio do ano.

Estes dois grupos de efeitos da seca fazem parte do nosso conhecimento. No entanto, outras consequências foram observadas, pela primeira vez, e aqui são foram relatadas.

Vimos que muitos dos frutos chochos ou mal granados tendem a aumentar o seu tamanho, na fase em seguida à seca, talvez por não terem mais a necessidade de crescimento das suas sementes. Ainda, estes frutos passam a apresentar uma casca mais grossa. Observamos, também, que os frutos mal granados, ao amadurecerem, não trocam a coloração da casca, externamente, em toda sua extensão, como ocorre normalmente. Eles trocam a cor, para vermelho ou amarelo, em parte do fruto e a outra ainda fica verde.

Verificações ainda em análise mostram que diferentes variedades de café responderam distintamente ao déficit. Algumas foram mais sensíveis e outras muito menos. Isto tem a ver com a genética da planta, e, também, com a época de maturação dos frutos. Parece, a principio, que plantas de maturação mais tardia foram mais prejudicadas, quanto ao chochamento dos frutos. Por outro lado, frutos de floradas mais tardias, na mesma planta, tenderam a ser menos prejudicados na sua granação.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 06/06/2014

Marcos, suas colocações são corretíssimas. Também estou parando.
MARCOS VINICIUS DE SOUZA

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 31/05/2014

os primeiros cafés beneficiados aqui na minha propriedade em manhuaçu,gastaram 12 medidas de 60 litros por saca,a cada 10 sacos limpos ,uma saca de escolha,e ainda um café de aspecto ruim ,com ate 70% de catação,este ano foi o clima,mas não me animo pois o plantio destes ultimos anos devem despejar cafe no mercado apartir do ano que vem,acho que veremos preços de 300,250 reais ,em breve,pra mim ja basta,sempre fui apaixonado por café,mas vou parar,buscar novos horizontes,não dá mais,aqui tá a 10,00 pra colher um saco, ou seja 120,00 por saca,fora o resto,não ta sobrando nada.
ALEXANDRE CASTRO CAMBRAIA

OLIVEIRA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/05/2014

E apesar disso tudo o governo do PT ainda mantém o preço mínimo em R$ 307,00 mesmo sabendo que necessitaremos de um valor mais justo para compensar as perdas...É brincadeira...

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures