ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Modo de uso de adubos orgânicos em cafezais

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 13/04/2017

2 MIN DE LEITURA

19
3
Os adubos orgânicos apresentam importantes vantagens no seu uso em lavouras de café. Porem, como os demais insumos, eles devem ser usados de modo correto, para que ofereçam o melhor retorno. A aplicação em cobertura, junto às plantas tem sido o modo mais favorável.

As principais fontes de matéria orgânica, disponíveis nas regiões cafeeiras, têm sido a palha de café, o esterco de curral e compostos com ele e o esterco de galinha. Esses adubos orgânicos têm duas funções principais:
a) fornecer nutrientes às plantas (macro e micro-nutrientes), liberados de forma gradual e, assim, com melhor aproveitamento;
b) melhorar as condições físicas e biológicas do solo.

No passado, o modo de uso dos estercos e palhas, em lavouras de café, era mais indicado na forma enterrada. Mas, os trabalhos de pesquisa em seguida, mostraram que não há necessidade de enterrio e o uso em cobertura deu até melhores resultados, com a vantagem na facilidade de aplicação dos adubos. Esse modo mais eficiente, em cobertura, também se aplica aos adubos químicos. Os resultados apresentados na tabela 1 mostram maior eficiência produtiva em cafeeiros sob modo de aplicação de - palha de café, esterco de curral e adubo químico, na comparação entre aplicação enterrada e em cobertura.


A palha de café ou outro orgânico, aplicada em cobertura, atende às funções nutricionais e, ainda, funciona como cobertura morta, melhorando a umidade no solo. // Foto: Procafé
A palha de café ou outro orgânico, aplicada em cobertura, atende às funções nutricionais e, ainda, funciona como cobertura morta, melhorando a umidade no solo.



Nos cafezais adultos o emprego dos orgânicos em cobertura, junto e sob a saia dos cafeeiros, favorece seu aproveitamento pela boa condição de umidade e de grande quantidade de micro-organismos ali presentes. Além disso, os nutrientes são liberados junto à maior concentração de raízes das plantas.

Nos cafezais jovens, principalmente na fase de implantação da lavoura, a tradição dos produtores e técnicos tem levado a um maior uso dos orgânicos dentro do sulco/cova de plantio. Essa é uma indicação menos adequada, pois os adubos orgânicos possuem, nessa fase, a função de proporcionar um arranque no desenvolvimento inicial dos cafeeiros. Colocados em mistura com a terra do sulco, os orgânicos acabam ficando longe das raízes das plantas de café jovens, ainda restritas, assim não atendendo bem às suas funções. A colocação dos adubos em cobertura, além de poder localiza-los mais junto às plantas jovens, cumpre a função de cobertura morta, preservando umidade no solo.

Em resumo, o adubo orgânico deve, em qualquer situação de lavoura, ser usado onde se encontra a maior parte do sistema radicular dos cafeeiros, este capaz de aproveitar os efeitos benéficos desse insumo, seja como nutricional, seja como efeito físico e biológico.

Tabela 1- Produtividade em cafeeiros (em sacas por ha), na média de três safras iniciais, sob efeito de modos de aplicação de palha de café, esterco de curral e adubo químico em cafeeiros, com aplicação no plantio e em cinco anos seguintes. Martins Soares (MG).
Tabela: Procafé
 

19

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LEONARDO

CARATINGA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/03/2022

Boa noite senhor Martiello gostaria de qual epoca boa para colocar cama de frango na lavoura de café MG.
Pode ser qualquer época mesmo em seca se eu for enterrar?
ADÃO JAIME ALVES DA SILVA

EM 13/08/2021

boa noite eu quero colocar cama de galinha no cafe só que eu nunca usei cama de galinha, só coloque cama
de frango e o mesmo efeito nutritivo e a mesma quantidade por planta ou e menor
PEDRO SILVA

IÚNA - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/06/2021

Posso aplicar a cama de galinha agora, logo após a colheita e sem chuva?
FABIO TERTULIANO

MONSENHOR PAULO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/06/2021

Sobre esterco de galinha na lavoura
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/05/2021

Se3nhor Fabio, talvez queira saber se é possível ou necessário aplicar esterco de galinha todos os anos no cafezal. A principio sim é possível, dependendo da quantidade e do equilibrio com outros adubos. O esterco de galinha normalmente é muito rico em calcio e tem pouco boro. Acompanhe por análises de solo, pra ver no que precisa equilibrar os nutrientes. Matiello
FABIO TERTULIANO

MONSENHOR PAULO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/05/2021

Abricaçao de esterco galinha na lavoura de café todo ano
PAULO MATTOS DE SOUZA MARTINS

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 22/07/2020

Eu conheci o Sr.Mário Nogueira de Oliveira , criador dos adubos Organicos NutriHumus, Simplesmente
o melhor adubo que existe porque é completo: ou seja é Organico e Mineral ao mesmo tempo que elimina
pragas como nematoide broca ,pois proporciona a proliferação minhocas na terra. é fantástico.
MARCIO LUIZ CRISTO DA SILVA

MARILÂNDIA - ESPÍRITO SANTO - ESTUDANTE

EM 03/03/2020

Senhor Matiello, gostaria de sabe,para o plantio de cafe pode se usar que quantidade por planta da cama de frango hidratada?
INORIVALDO FERREIRA

CAMPANHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/01/2020

Senhor matielo um cafeeiro com 4 anos quantos quilo de esterco de galinha devo coloca por.planta
SERGIO SARETTO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL

EM 17/12/2019

Senhor Matiello, gostaria de saber se, alem dos adubos citados acima, a recomendação na implantação do cafezal para os sulcos seria somente de calcaria e fosfato(tratando-se de implantação organica) e a adubação com esterco e palha (cama suina) seria só na cobertura? Grato
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/06/2019

Senhor Bruno, pode usar umas 5 toneladas de esterco de galinha por hectare e ois complementar o NPK necessário na forma quimica, como diz, com 2 parcelas de fertilizantes, estes, mais a quantidade de nutrientes contidos no esterco(5t) deve ser quantificado conforme a produtividade esparada na sua lavoura. Por exemplo, se vai produzir 40 scs por ha pode usar as 5 toneladas de esterco mais 250 kg de NK por ha estes nas 2 parcelas. Matiello
BRUNO BASTOS PEREIRA

PERDÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/06/2019

Bom dia, vou usar adubo de galinha em uma lavoura de 4 anos, vou fazer mais duas adubações de adubo químico convencional. Qual a quantidade de adubo de galinha posso por por pé?
GEAN OBOLARI PROTÁSIO

ESPERA FELIZ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 30/08/2018

Muito boa todas as informações de vocês, pois muitos agricultores estão desesperados pelo fato de não estarem produzindo o tá tô de café que é recomendado por hectare
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/07/2018

A quantidade de palha se coloca em litros, pois é melhor calcular por volume. Uma boa dose é de 5-7 litros por pé. Ela deve ser espalhada, na linha de cafeeiros, não devendo ser amontoada, pois se ficar com mais de uns 2 dedos de altura ela pode fermentar e esquentar, podendo, até, matar as plantas novas. Matiello
MOISÉS RODRIGUES TORQUATO

PARAGUAÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/07/2018

Gostraria de saber quantas gramas de palha de café posso colocar por planta? Posso embaixo do pé de café? ou mais distante? Meu Moisés sou de Paraguaçu mg
RONEY PERRUPATO

PARÁ DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/04/2017

Prezados,

Parabéns pela pesquisa. Gostaria de indagar sobre os riscos de contaminação da casca de café por sementes de invasoras como corda de viola ou outras e a melhor maneira de impedir isto além das capinas e limpezas regulares. Obrigado!
JOSE BRAZ MATIELLO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 17/04/2017

Sobre o aparecimento de olho de pomba ou cercosporiose na lavoura ela nada tem a ver com a palha de café, pois ela vai é ajudar, fornecendo nitrogenio, um fator importante pra reduzir essa doença. Poderia haver pequena interferência caso a palha fosse enterrada, pois, no inicio, na decomposição da matéria orgânica, os micro-organismos usam algo de N do solo, porem em cobertura a decomposição é lenta e não chega a afetar a disponibilidade de N para as plantas. Caso sua plantas sejam novas voce deve aplicar algum adubonitrogeenado, e, paralelamente, pulverizar com fungicidas (estrobilurinas + cobre). Matiello
LEONILDO MICALI JÚNIOR

LUCÉLIA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/04/2017



Precisamos fazer uma tabela mais completa, incluindo esterco de galinha puro , esterco com palha de café , tem alguma material no livro do Dr Roberto Santinato!!!!



Variáveis de quantidade também !
VINICIUS

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/04/2017

Coloquei palha de café na minha lavoura e começarao a apareser pragas, como aque chamadas de olho fe pobo ,o cafe caiu as folhas e so agora começarão anaser folhas novas!qual e o motivo dese acontecimento?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures