ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mesmo com as chuvas, ainda não é a época de iniciar a adubação

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 11/10/2017

2 MIN DE LEITURA

4
1
Com a retomada do período chuvoso o cafeicultor logo pensa em adubar suas lavouras de café. No entanto, ainda não é a época certa para iniciar a adubação. O ciclo vegetativo e produtivo do cafeeiro começa agora, com o aumento das temperaturas e o suprimento de água ao solo, pelas chuvas.

Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia
                                    Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia

As plantas estão vindo de um período de repouso, depois da colheita, e sofreram um estresse hídrico neste ano mais severo. Os cafeeiros desfolharam e, ainda, por efeito do forte estresse, perderam, por morte, muitas raízes finas. Então, a adubação feita muito cedo vai encontrar poucas raízes disponíveis para a absorção dos adubos aplicados, podendo, assim, em parte, serem lixiviados e/ou mal aproveitados.

Além disso, a necessidade inicial de nutrientes, sendo pequena, pode ser suprida pelos resíduos de nutrientes que sobraram do ciclo anterior. Esses nutrientes sobem, de camadas mais profundas para as mais superficiais, por capilaridade, da seguinte forma – com a secagem do solo nas primeiras camadas, em cima, a água disponível, mais profunda, sobe por corrente de capilaridade, com ela trazendo nutrientes dissolvidos.

Alguns técnicos supervalorizam a necessidade nutricional para a floração do cafeeiro, mas as pesquisas não mostram isso (tabela). Com base nos teores encontrados na análise química das flores e para uma produtividade de 30 scs/ha, correspondem cerca de 270 kg de flores secas/ha, o que significaria uma exigência de apenas 7,9 Kg de N, 0,73 kg de P e 5,5 kg de K por ha.

Foto: Divulgação
 Foto: Divulgação - Resultados de análise química de flores de cafeeiros. Varginha (MG), 2014

A recomendação atual é de fazer a 1ª adubação entre 20 e 30 dias após a florada principal, o que, normalmente, coincide no início de novembro. Depois mais 2 parcelas, em final de dezembro e meados de fevereiro. Além da época correta, que aqui alertamos, deve-se prestar atenção na fonte dos nutrientes, na dose e modo de adubação, considerando os resultados de análises, que mostram a disponibilidade no solo, a umidade presente na hora de adubar e a necessidade de cada lavoura.

Foto: Divulgação
                                        Foto: Divulgação

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/11/2020

Senhor Adonis, de fato logo que chove não precvisa adubar, pois restou no solo aresiduo de adubo do ano anterior. Como colocou um pouco de N, ajuste agora na adubação seguinte. A colocação de fórmula, em seguida, depende sim da análise de solo, para ver como estão, principalmente o P e o K. Caso sua lavoura vá produzir pouco pode usar uns 60% dos níveis usuais da safra alta. matiello
ADONIS CERRI

SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/11/2020

Boa noite e obrigado MAIELLO, eu sempre digo que as primeiras chuvas são adubação de graça, minhas lavouras perderam grande parte das folhas devido a estiagem, agora está vindo muitas folhas novas, eu adubei só com N. e acho que fiz errado, deveria esperar mais e usar forma com N P K ?,de acordo com análises de solo, obrigado e aguardo sua resposta.
GUILHERME MALUF

DIVINÓPOLIS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 15/10/2017

É uma irresponsabilidade publicar uma matéria dessas, depois de tanta pesquisa mostrando que a adubação de inverno proporciona ganhos significativos na produção e crescimento. Isso é um dos motivos pelo qual a cafeicultura está presa na época imperial. Para mim é uma resposta a richa da palestra do Favarini, sendo esse um dos maiores pesquisadores em nutrição de planta desse país. Se continuar a adubar em Finados, Natal e Carnaval, os produtores nunca vão conseguir melhorar e crescer na atividade.
JOSÉ ADAUTO DE ALMEIDA

MARUMBI - PARANÁ - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 12/10/2017

Não é temeroso indicar adubação após a florarada principal? A lavoura deveria ter reservas para vegetariano e florir...

Com a última adubação em meados de fevereiro, às plantas vão ficar em torno de 8 a 9 meses sem receber nutrientes e a indução floral acontece em fevereiro/março. Não seria ideal, se tiver uma chuva razoável  em junho/julho, fazer uma aplicação de adubo para formar reservas nas plantas?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures