ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Longos períodos de seca, qual a consequência?

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 13/02/2019

1 MIN DE LEITURA

2
0

Este ano, em algumas regiões cafeeiras como o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia, têm sido registrados longos períodos sem chuva seguidos por precipitações. Este fenômeno interfere diretamente no crescimento da lavoura e dos frutos do café, uma vez que estimula o processo de florada nas plantas.

Segundo Sérgio Parreiras Pereira, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), a florada fora de época resulta em uma maturação desuniforme, impactando negativamente na qualidade dos grãos. Em resultado disso, os frutos menores influenciam diretamente no rendimento da colheita. Para ele, este problema será frequente na safra atual.

Além da má maturação, o déficit hídrico também pode resultar em outros problemas de formação do café, como a queda prematura dos chumbinhos e o aparecimento de frutos chochos e mal granados. Estes problemas também podem ser causados por fatores como deficiência nutricional e incidência de doenças.

Consequências da maturação desuniforme
De acordo com as informações do Manual do Café – Colheita e Preparo, da Emater-MG, quando se realiza a  colheita com grande quantidade de grãos verdes, ocorrem perdas qualitativas por conta de alterações no tipo, bebida, sabor e aroma. A presença de frutos verdes acarreta também em prejuízos quantitativos.

Os frutos em fase “passa” ficam mais sujeitos à ação de microrganismos responsáveis pela fermentação, com produção de álcoois e ácidos que poderão interferir de forma negativa na qualidade, caso estas fermentações ocorram de forma incontrolável e prolongada.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/02/2019

O problema acima citado não se restringe somente ao norte do ES e o sul da Bahia, no sul do ES o sol escaldante e a falta de chuva tem causado grandes estragos como comprova o Jornal do Campo capixaba de alguns dias atrás.
EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 15/02/2019

Oi Carlos! Sim! Além do sul da Bahia e do norte do Espírito Santo, muitas outras regiões vêm demonstrando prejuízos por conta do clima seco e da falta de chuva. Demos ênfase nessas duas regiões pois foram da onde nós recebemos reclamações de produtores.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures