ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lâmina de tração animal auxilia no micro-terraceamento em cafezais de montanha

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 04/03/2015

2 MIN DE LEITURA

3
0
Por José Braz Matiello,da Fundação Procafé, Hugo V. Siqueira – da FAERJ, Wallace P. Couto do Programa Bule Cheio e Francisco Degli Sporti- cafeicultor

A cafeicultura de montanha, pela elevada declividade do terreno, apresenta dificuldades para a mecanização dos tratos, os quais são feitos manualmente, elevando os custos de produção de café.

Uma das alternativas, que vem se mostrando viável para possibilitar a mecanização dessas áreas montanhosas, tem sido a construção de pequenos terraços, nas ruas do cafezal, para viabilizar a entrada de tratores estreitos, com seus implementos, que passam a transitar sobre esses micro-terraços.
A construção dos terraços com maquinário tratorizado onera os custos, oferece riscos operacionais e, assim, se torna menos adequada às pequenas propriedades.

O sistema que foi adaptado para a prática de micro-terraceamento de cafezais, usa a tração animal, com um pequeno arado, puxado por um boi ou burro, no corte/revolvimento da terra que, em seguida, precisa ser removida. Essa operação, de acerto do terreno, vinha sendo feita com o uso de enxadas ou de vaca de madeira, com dificuldades de custo e no manuseio do dispositivo.
Para facilitar e reduzir o custo do trabalho desenvolveu-se uma lâmina, também de tração animal, para limpar e acertar/nivelar e alargar o piso do terraço, fazendo a pista de transito. Esta lâmina foi idealizada à semelhança de modelo existente nas máquinas que patrolam as estradas.

A lâmina é de aço, côncava, leve, com 20 cm de altura por 1,2 m de comprimento. Ela foi acoplada a uma estrutura de um arado metálico de tração animal, no qual foi retirada a aiveca. Foi mantido o talão do arado e, logo acima, foi soldada uma chapa, onde foi feito um orifício, para receber, através de um pino móvel, o acoplamento da lâmina. Para esse acoplamento, a lâmina recebeu, em sua parte posterior, 3 pequenas porções de tubos, ali soldados, um no centro e dois nas extremidades da lâmina, os quais possibilitam, conforme a necessidade, o posicionamento da lâmina, quando em trabalho, podendo ficar centralizada ou deslocada, para a direita ou esquerda, permitindo a angulação ideal para a remoção da terra, no seu movimento de ida e vinda, sempre posicionada para deslocar a terra para baixo,em relação ao declive.

A sustentação da lâmina, na posição de trabalho, é feita través de uma chapa, com vários furos, que permite a angulação desejada, a qual fica presa, com pinos móveis, um na extremidade da lâmina, outro no chassi do arado.
Após o corte da terra, feito através de 4-5 passadas do arado, a lâmina é usada em 2 passadas, começando de cima para baixo. Ela pode ser usada, ainda, para acertos futuros do piso dos micro-terraços, ou, caso necessário, até para capina/controle do mato que ali venha a crescer no cafezal.

O desenvolvimento e o teste da lâmina foi feito trabalhando em lavoura de café no município de Bom Jesus do Itabapoana, no estado do Rio de Janeiro, em terreno com solo lva, com declividade de cerca de 40%.

Com base nos bons resultados operacionais obtidos verificou-se que o dispositivo da lamina pode auxiliar, com maior rendimento e menores custos, a prática de micro-terraceamento, em cafezais de montanha, em pequenas propriedades.

Lamina de tração animal desenvolvida para retirar terra e plainar o piso do micro-terraço

Detalhe da lamina, vendo-se os eixos de posicionamento e a sua fixação na base de uma estrutura de arado de tração animal.


Operando com a lâmina de tração animal

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GUILHERME ANTÔNIO FERREIRA

SANTA RITA DO ITUETO - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 25/04/2016

André Moraes, boa tarde, sou estudante de agronomia e filho de produtor de café, gostaria de pegar seu contato e se possível fazer uma visita a essa propriedade, pois gostaria muito de ver uma experiencia como essa.
ANDRÉ AREAS MORAES

MUNIZ FREIRE - ESPÍRITO SANTO - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 06/03/2015

Parabéns pela iniciativa de adaptar essa tecnologia para diminuir os custos da agricultura familiar, meu nome é André Moraes e trabalho em uma associação de Produtores de cafe em Muniz Freire-ES chamada MUNIZCAF, sendo que temos um associado aqui que já utiliza essa tecnica a 20 anos, ele fez isso durante um plantio de uma lavoura que a declividade tem em media  60 graus, pois bem, mas ele não fez isso para a mecanização da lavoura, ele fez para evitar que desse enxurrada e para facilitar a colheita do cafe, que é bastante difícil em áreas com essa declividade, e esse trabalho foi feito tudo na enxada, e que hoje, 20 anos depois, com essa falta de água que nos atormenta, é a lavoura que mais produz cafe em sua propriedade, pois quando chove o micro terraceamento segura a água evitando que ela escoe e se perca... O nome desse produtor é Mael Gelly de Araujo, sua propriedade fica na localidade de Pedra Bonita, zona rural de Muniz Freire-ES.
NELSOMAR PEREIRA FONSECA

MUTUM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/03/2015

Parabéns, muito boa tecnologia adaptada para a agricultura familiar e a cultura de montanha.

Podendo também ser utilizada para construção  recuperação e limpezas de terraços em pastagens degradadas.

Abraços,

Nelsomar Pereira Fonseca

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures