Para realização de uma adubação equilibrada, o primeiro passo é a realização de uma amostragem de solo correta. A suplementação dos nutrientes requeridos pelo cafeeiro só é possível após conhecer a demanda dos mesmos pela planta e a sua disponibilidade no solo, cuja determinação é feita por análises químicas. Resultados analíticos não representativos levam a recomendações equivocadas comprometendo a produtividade e conseqüentemente elevando os custos de produção com sérios comprometimentos na rentabilidade da atividade, podendo em alguns casos até mesmo inviabilizá-la. Por esse motivo torna-se importante a coleta de amostras de solo representativas do ambiente explorado pelo sistema radicular.
Com objetivo de se estudar melhor a respeito de tal assunto, instalou-se na Fazenda Experimental de Varginha um ensaio em uma área de 0,35 ha, da cultivar Acaiá IAC 474-19 plantada em janeiro de 2003. As coletas foram feitas das seguintes formas:
1. Amostragem padrão - na projeção da saia do cafeeiro.
2. Amostragem incorreta 1 - 30 cm fora da projeção da saia.
3. Amostragem incorreta 2 - no meio da rua.
Tabela 1: resultados de análise de solo, em uma área de 0,35 ha, em uma lavoura do cultivar Acaiá IAC 474-19 plantada em 2003 na Fazenda Experimental de Varginha. Varginha-MG.
Variações entre amostragens:
Com relação aos principais macros e micronutrientes observou-se diferenças superiores a 100% somente devido à variação na forma de coleta da amostragem de solo (Tabela 1). Diferenças dessa magnitude impactam profundamente na produtividade e conseqüentemente na rentabilidade da lavoura cafeeira.
Com base no experimento acima citado podemos perceber diferenças enormes somente devido a retirada de amostras em locais considerados errados. O solo deve ser coletado sempre na faixa de adubação, ou seja, se o produtor realiza uma adubação mecanizada sob a saia do cafeeiro, o local correto de retirar essa amostra é sob a saia; se a adubação é realizada mecanicamente em toda a área da lavoura, o local correto passa a ser tanto o meio da rua quanto a projeção da copa da planta. Em resumo, a amostra deve ser retirada onde ocorre absorção pelo sistema radicular do cafeeiro e onde ocorre acidificação decorrente da adubação nitrogenada.