ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fundação Procafé: Retirada da saia de cafeeiros arábica é contra-indicada

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 12/03/2014

1 MIN DE LEITURA

2
0
Volta e meia aparece uma nova moda no uso de práticas culturais na lavoura cafeeira. Agora, trata-se da retirada da saia, eliminando ramos laterais na parte baixa das plantas, que vem sendo indicada por alguns consultores, especialmente na zona de cafeicultura de montanha.

Estes recomendantes parecem se espelhar no que é feito em cafeeiros conillon, onde, também sem comprovação cientifica, é recomendada a retirada de todos os ramos laterais que produziram na safra anterior.

É preciso lembrar, no entanto, que o cafeeiro arábica, diferentemente do robusta, é conduzido, nos espaçamentos modernos, com pequenas distâncias na linha, com apenas uma haste ortotrópica por planta. Então, o cafeeiro se desenvolve de forma cilíndrica e toda a ramagem lateral, de baixo em cima da copa, é importante para a produção de frutos.

Alem disso, a retirada dos ramos da saia, feita manualmente, com uso de foice ou de roçadeira motorizada, exige gastos de mão-de-obra, e, ainda, facilita a entrada de luz junto ao tronco, o que promove a brotação de ramos ladrões, necessitando, assim, de novos gastos com desbrota. Outro problema é que a retirada da saia, deixando de sombrear o solo abaixo, facilita a germinação e a infestação de ervas junto à linha de cafeeiros.

Trabalhos de pesquisa mais antigos, onde se preconizava a retirada da saia para facilitar a colheita mecanizada, mostram que essa prática reduzia a produção dos cafeeiros. Também, muito antigamente, na época de nossos avós, era costume tirar a saia dos cafeeiros, para facilitar a rastelação dos cafés de varrição.

Mas, na atualidade, por tudo que foi aqui discutido, a manutenção da saia dos cafeeiros é desejável e sua reirada não é uma prática indicada.

Está sendo estudada, em ensaios, agora, a limpeza dos ramos baixos, sem condições de produzir, em lavouras adensadas, quando fechadas, para facilitar a colheita, de baixo para cima, com a derriçadeira motorizada.

As informações são da Fundação Procafé, adaptadas pelo CaféPoint
 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ALONSO BANHETI

LAJINHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/05/2020

Gostaria de saber se é viável manter o café recém recolhido dentro da água por 12 horas ou mais, antes de levá-lo ao terreiro!
LEONARDO EURÍPEDES VIEIRA

SANTA TEREZA - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/03/2014

Prezados,

Acho que é contra indicado, uma pratica no café, quando ela é realmente estudada e comprovada que não funciona, não podemos ficar preso ao que os nossos antepassados faziam, mas sim  precisamos refletir muito referente ao nosso café arábica e começar a reinventa-lo, pois as produtividades médias que temos no nosso parque cafeeiro é ridícula e o custos já são muito alto. A poda de ciclo no café arábica, já funciona aqui no Espirito Santo, a mais de 20 anos e temos conseguido produtividades médias acima de 65 sc/há e usando apenas 1,2 toneladas de fertilizante também por hectare. Então acho que precisa mais informação para ser divulgada, pois se fizermos o custo/ saca deste  café, veremos que a realidade é bem diferente!!!  

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures