ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fundação Procafé: Efeito da seca sobre o armazenamento de água no solo para 2014 e impactos futuros sobre as plantas

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 25/03/2014

2 MIN DE LEITURA

2
0
Além dos danos constatados no endosperma dos frutos de café a ser colhidos na safra 2014, a safra de 2015 também pode ser fortemente afetada, dependendo das condições climáticas que seguirão nos próximos meses. Os dados de volume de chuvas acumulados de setembro de 2013 a fevereiro de 2014 em Varginha demonstram que choveu apenas metade da média histórica, por período que é de 1090 mm, estando janeiro e fevereiro com apenas 10% do volume que deveria ter ocorrido. Esta anormalidade, associada à elevação de 20% da evapotranspiração, provocou uma queda acentuada no volume de água armazenado no solo, a níveis de déficits que normalmente são registrados somente ao final da estação seca, sem citações de ocorrência semelhante na história da cafeicultura.

Para que o cafeeiro passe pela estação seca (inverno) sem danos significativos a planta, com leve estresse hídrico, é necessário que até o mês de junho o armazenamento de água no solo esteja próximo a capacidade máxima de armazenamento que é de 100 mm. Com isto até o retorno das chuvas em setembro/outubro este armazenamento cai para no máximo -150 mm (déficit), ponto este quando ultrapassado as plantas começam a serem danificadas conforme estudos do pesquisador Dr. Ângelo Paes de Camargo e constatado em 2007 nas lavouras do Sul de Minas.

Conforme podemos observar na tabela e gráficos abaixo, se as precipitações de março/2014 em diante forem próximas a média histórica de Varginha, nas três condições microclimáticas, os déficits atingirão índices superiores ao ponto de murcha permanente, acarretando desfolha acentuada, seca de ramos, abortamento de florada e até mesmo morte das plantas nas situações mais severas. Observa-se também que durante todo o ano o solo permanecerá em déficit hídrico, o que dificulta a absorção e interfere em todo o metabolismo da planta. E o restabelecimento de armazenamento, saindo do déficit só acontecerá a partir de janeiro/2015, com influência sobre a florada e desenvolvimento inicial de frutos.

É importante registrar que a diferença entre os microclimas abaixo representam uma média para o Sul de Minas, a ocorrência localizada de chuvas proporcionou grande variabilidade de condições dentro de cada micro clima e entre os mesmos, para cima e para baixo.

Tabela 1. Projeção futura do armazenamento de água no solo em condições monitoradas no Sul de Minas Gerais, considerando a ocorrência de precipitação média histórica (abril a dezembro). Varginha – MG/2014.


 

 

 

Os modelos acima adotados para cálculos seguem metodologia oficial “Thorthwaite & Mather”, com capacidade máxima de armazenamento de 100 mm, adotado pelo Procafé desde 1998 nos experimentos de irrigação com validação.

Desta forma, diante do atual cenário das influencias futuras sobre as plantas nas safras 14 e 15, é desejável a ocorrência de precipitações acima da média para os próximos meses de 2014, principalmente nos próximos quatro meses, para minimizar os impactos do déficit sobre a safra de 2015. Caso os volumes fiquem abaixo da média histórica, conforme modelos oficiais de previsões indicam, os danos serão ainda mais intensificados.

As informações são da Fundação Procafé, adaptadas pelo CaféPoint
 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCOS CARVALHO

CABO VERDE - MINAS GERAIS

EM 30/03/2014

Esta é uma realidade comprovada !!!!!!!
CHARLES GARCIA

IRUPI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/03/2014

Enfim, um estudo que realmente comprova a realidade. E ainda tem muitos irresponsaveis dentro de um ar condicionado que so ver o tempo atraves da sua janela  dizendo que a quebra da safra e de 10% ,sendo que esses mesmos numeros ja se foi a muito meses! E que e pior estudos como IBGE, CONAB preve pouca quebra.!  Parabéns para Procafé que desde sempre informando com respeito e seriedade a realidade do setor, que sofre por especulações mentirosas!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures