ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fundação Procafé: cultivar café catucai amarelo vai bem no Sul de Minas

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 21/02/2013

2 MIN DE LEITURA

8
0
 * Por J.B. Matiello e S.R. de Almeida, engenheiros agrônomos Mapa/Procafé, e Salvio Gonçalves, engenheiro agrônomo e consultor em cafeicultura

Em recente visita realizada em diversas propriedades cafeeiras, na região do Sul de Minas, verificou-se que a cultivar catucai amarelo vem apresentando bom desempenho produtivo, mostrando muitas vantagens e pequenas desvantagens, tendo, já, boa aceitação por parte de produtores da região.

A cultivar catucai amarelo foi desenvolvida por técnicos do ex-IBC, hoje no Mapa/Fundação Procafé, a partir de 1985, com seleções, em diversas gerações, sobre um híbrido natural entre o catuai e o icatu.

Após grande número de ensaios, a cultivar foi aprovada e registrada no Mapa, sendo inicialmente registradas as seleções 2SL e Multilínia F5. Em 2012 foram registradas mais 2 seleções, as cultivares 24/137 e 20-15-479, todas de catucai amarelo.

A cultivar catucai amarelo vem sendo bastante plantada na Bahia, na Zona da Mata de Minas e no Sul do Espirito Santo. Nas regiões do Alto Paranaiba e Sul de Minas ela vem se expandindo mais recentemente.

As vantagens demonstradas pela cultivar catucai amarelo são as seguintes:

a) Boa capacidade produtiva, semelhante e até superior ao padrão catuai, mesmo este recebendo controle da ferrugem. Dentre as seleções, a cultivar 24/137 tem sido a mais produtiva.

b) Menor diâmetro da copa das plantas, com isso podendo-se usar menores espaçamentos na rua (entrelinhas), assim melhorando ainda mais sua produtividade comparativa com os padrões. Por essa razão e por sua capacidade de frutificação em ramos mais sombreados, também se adapta a plantios adensados.

c) Maior tolerância à ferrugem, apresentando infecções menores e podendo a doença ser controlada com uma só aplicação de fungicida sistêmico.

d) Boa tolerância à Phoma/Ascochyta, especialmente das cultivares 20-15 cv 479 e 2 SL, o que favorece o seu cultivo em regiões de altitudes mais elevadas, mais frias e úmidas.

e) Maturação mais uniforme e média, o que facilita a colheita e a qualidade do café.

f) Se adapta bem a sistemas de manejo com podas, para safra zero, pois pode ser plantada com maior número de plantas por área e responde muito bem a podas, seja de esqueletamento/desponte ou mesmo de recepa.

g) Apresenta ótima recuperação após safras altas e rápida brotação após as podas.

As desvantagens observadas na cultivar dizem respeito à sua maior facilidade de tombamento das plantas, devido ao tronco mais fino e à sua maior brotação de ramos ladrões, o que favorece o fechamento, exige mais desbrotas e até o amarrio de plantas. Também, tem sido verificado maior ataque de cercóspora, provavelmente devido sua maturação mais igualada e precoce.

A solução para os problemas da cultivar tem sido adotadas assim:

Efetuar plantios com mudas menores e não acelerar demasiadamente o crescimento das plantas jovens, de forma a poder propiciar a formação de tronco mais grosso. Nos sulcos de plantio compactar bem para que o sistema radicular das plantas fique bem fixado. Deve-se efetuar desbrotas, conduzindo, em espaçamentos abertos, mecanizáveis, uma só haste por planta. Pode-se, ainda, aplicar um decote, após a 3ª/4ª safra, visando reduzir a altura e promover maior engrossamento do tronco.

Para a cercosporiose, pode-se incluir um fungicida protetivo (cúprico ou estrobilurina) nas pulverizações e trabalhar com melhores níveis de N na adubação, especialmente antecipando as parcelas, devido à maturação mais precoce e igualada, assim, também, concentrando a exigência nutricional. Em espaçamentos adensados e no sistema de safra zero estes problemas não aparecem.

As informações são da Fundação Procafé, adaptadas pelo CaféPoint.

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

FLÁVIO DOS SANTOS

CAPELINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/05/2017

Parabéns pelas pesquisas a  toda  equipe. J.B. Matiello e S.R. de Almeida, engenheiros agrônomos Mapa/Procafé, e Salvio Gonçalves, engenheiro agrônomo e consultor em cafeicultura, pela amplitude técnica a nós cedida no "Vale do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce"  desde o IBC até nos tempos de hoje com suas prescrições e recomendações de materiais genéticos.
MARCELO AFONSO CLARO

GUARULHOS - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 13/05/2016

Olá gostaria de saber como comprar uma pequena quantidade de café catuaí amarelo?
MARCELO AFONSO CLARO

GUARULHOS - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 13/05/2016

Como consigo comprar sementes do café catuaí amarelo.
MARCIO HELENO DE CARVALHO JUNQUEIRA

SÃO LOURENÇO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/11/2014

Qual o melhor espaçamento entre plantas pois vou plantar uma linha consorciada com oliveira com 6 por 4. Obrigado.
HENRRY RIVERAS

PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/10/2014

Como podría conseguir semillas de catucai agradecería me ayuden
MOUZER MESSIAS SANTOS

CRISTAIS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/11/2013

Essa cultivar exige uma atenção maior na relação N P K, onde não pode conter deficiência de nitrogênio e fósforo, e toxidez de potássio. A cercosporiose está bastante ligada nesta relação...
JOSE MIRANDA

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 28/04/2013

Tenho a cultivar catucaí 2SL na fazenda ,ela vem apresentando ótimos resultados ,apenas tenho que ter um pouco mais de atenção com cercóspora.
BRUNO MANOEL REZENDE DE MELO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 26/02/2013

Será que o maior ataque por cercospora não tem haver com a menor aplicação de defensivos que na maioria das vezes são aplicados para combater a ferrugem sendo esta mais tolerante a esta doença?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures