A fase de pré-colheita do café é de suma importância no gerenciamento da atividade cafeeira. Segundo material divulgado pela Emater – MG, essa etapa consiste em realizar uma previsão da safra; levantamento de recursos materiais e financeiros; dimensionamento e revisão da infra-estrutura e maquinários para o processo do café; levantamento da necessidade de mão-de-obra; e o preparo da lavoura para a colheita.
Arruação ou limpeza
Quando necessário faça uma limpeza próxima ou sob a saia do cafeeiro com rastelo ou rodo de madeira, arruadores ou sopradores mecânicos. Evite remover terra em excesso para não danificar as raízes do cafeeiro. Há casos em que são feitas aplicações de herbicidas na rebrota do mato após ter sido cortado como roçadora tratorizada ou manual.
Cuidados com as instalações
Tulhas, lavador-separador, terreiro e secador devem passar por uma rigorosa inspeção. Nas tulhas, não permitir a armazenagem de outro produto agrícola, bem como de insumos, pois o café absorve com muita facilidade odores estranhos. O terreiro, que ao longo do ano serviu para tantas outras finalidades, deve nesta época servir exclusivamente para secagem, pois o café pode facilmente ser contaminado. Deve ser bem varrido, lavado, desinfetado e inclusive cercado, se houver necessidade.
Restauração do terreiro
Periodicamente, o terreiro deve passar por uma reforma para eliminar gretas e rachaduras, visando facilitar a operação de secagem e evitar a retenção de grãos que se deterioram ao permanecerem ali retidos, com riscos de contaminar o café. Uma alternativa para restauração é a mistura de cal de reboco, areia fina e cimento.
As informações são do Manual do Café – Colheita e Preparo – Emater (MG) – Abril 2016