ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Escaldadura em folhas e frutos do cafeeiro

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 11/02/2015

2 MIN DE LEITURA

5
0
Por José Braz Matiello, engenheiro agrônomo da Fundação Procafé

Tempo seco, com pouca chuva e com altas temperaturas tem provocado o amarelecimento e a queima de folhas e frutos dos cafeeiros, processo que chamamos de escaldadura.

Escaldadura significa uma queima, que no cafeeiro ocorre sob duas formas – a clorose, provocada pela degradação da clorofila e a necrose, esta devido à morte dos tecidos.

A escaldadura ocorre quando a planta absorve uma grande quantidade de energia do sol e não consegue dissipá-la, então ocorre um dano oxidativo.
Deste modo, as regiões mais quentes, em altitudes mais baixas, e a face dos cafeeiros voltada para o sol da tarde são as mais afetadas pela escaldadura.

Como já dito no início, o amarelecimento e a queima dos tecidos podem ocorrer tanto sobre a folhagem como sobre os frutos, estes quando mais expostos ao sol, sendo muito comum em cafeeiros conilon, quando os galhos tombam e expõem mais os frutos da parte superior do ramo.

Os efeitos da escaldadura se traduzem na redução da área fotossintética da folhagem e no prejuízo direto, pelo chochamento e queima de frutos.

Resta, agora, dizer como minimizar a ocorrência da escaldadura.
Primeiro vem a irrigação, a qual, fornecendo água à planta, vai dar condições para um melhor resfriamento dos tecidos. Por outro lado, temos visto que a irrigação por aspersão tende a causar escaldadura, pelo depósito de água na folha promover o efeito lente, assim queimando tecidos, alem de viabilizar o crescimento de folhas novas sensíveis.

A arborização da lavoura, reduzindo a insolação sobre os cafeeiros, é muito eficiente na diminuição da escaldadura, porem é uma prática difícil de ser adotada. O plantio direcionado reduz a escaldadura, pois evita a incidência do sol da tarde, de forma direta de um lado da linha de cafeeiros. O uso de variedades de cafeeiros mais compactos também diminui a escaldadura, assim como a espécie robusta é menos susceptível a esse processo.

Nas lavouras instaladas em regiões mais quentes, em condições de temperatura média de 23 a 24º C, tem sido observado que o uso de maiores doses de nitrogênio na adubação, assim como aplicações foliares de cobre tem reduzido a escaldadura. No mesmo objetivo, o uso de açúcar e de produtos com cristais, os quais refletem os raios solares, tendem a diminuir a escaldadura. Produtos fungicidas do grupo das estrobilurinas, especialmente a piraclostrobina, também reduzem a temperatura foliar.


 

Folhas amareladas e esbranquiçadas com áreas queimadas, do lado do cafeeiro voltado para o sol da tarde – sintomas de escaldadura



Ramo de cafeeiro conilon com frutos amarelados e queimados pelo sol, especialmente em sua parte superior – sintomas de escaldadura em frutos




Detalhes da escaldadura, em folhas



Detalhes da escaldadura, em frutos

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOCIMAR KUSTER

EM 15/02/2015

Não consigo entender o que na verdade ocorre em relação a divulgação da safra de 2015 de café, pois a CONAB divulga números que não condizem com a realidade Brasileira, qual é o real interesse? Veremos a realidade logo logo. Por favor divulguem em cima da realidade, e sei que vai diminuir no mínimo 30%.
NACIOLINO SIMOES

MONTANHA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/02/2015

agradeço por essa espricação do amarelos das folhas  e frutos.
JOÃO BATISTA VIVARELLI

DIVINOLÂNDIA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/02/2015

Escaldadura devido à stiagem prolongada e calor excessivo, devido ao fator estiagem, foi bastante comumà partir de Dezembro/2013 e esta continuando, em lavoras desta Região, mais é muito difícil á amenização dos efeitos.
CARLOS ALBERTO DE CARVALHO COSTA

MUQUI - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/02/2015

PARA QUEM IRRIGA SÓ A NOITE POR ASPERSÃO, O EFEITO LENTE AINDA CONTINUA ?
JOSÉ CARLOS GAVA FERRÃO

PORTO SEGURO - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/02/2015

Protetor solar também tem sido uma boa medida, amenizando bastante os efeitos da escaldadura. Tenho usado Yalbin ( produto Israelense ) com excelente resultado.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures