ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Escaldadura em cafeeiros ocorre em larga escala neste ano

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 06/02/2019

2 MIN DE LEITURA

2
0

Neste ano tem sido geral a ocorrência de escaldadura em cafeeiros, pois em janeiro apresentou pouca chuva que, em combinação com altas temperaturas, provoca o amarelecimento e a queima de folhas e frutos dos cafeeiros. Essa queima acontece sob duas formas: a clorose, provocada pela degradação da clorofila; e a necrose, devido à morte dos tecidos. A escaldadura ocorre quando a planta absorve uma grande quantidade de energia do sol e não consegue dissipá-la, ocorrendo um dano oxidativo. Deste modo, as regiões mais quentes, em altitudes mais baixas, faz com que a face dos cafeeiros voltada para o sol da tarde sejam as mais afetadas pela escaldadura.

Uma observação nova é a de que a escaldadura vem ocorrendo principalmente nas lavouras quadráticas, com capação e variedades de porte baixo, sendo que cafeeiros de variedades sem achatamento da sua estrutura de copa parecem apresentar menos problemas. Também, lavouras com mais carga apresentam mais escaldadura, se explicando pela menor disponibilidade de reservas na folhagem, ficando os cloroplastos mais sensíveis. As lavouras com caminhamento do sol leste-oeste são menos atingidas pelo sol escaldante. Os galhos que tombam são fortemente atingidos pela escaldadura.

Os efeitos da escaldadura se traduzem na redução da área fotossintética da folhagem e no prejuízo direto, pelo chochamento e queima de frutos, com prejuízos visíveis para a safra atual e, também, para a próxima safra, já que a queima da folhagem provoca redução no crescimento da parte nova do ramo, chegando até a provocar a seca dos ponteiros.

Para minimizar a ocorrência da escaldadura existem práticas como a própria irrigação, a qual, fornecendo água à planta, vai dar condições para um melhor resfriamento dos tecidos. A arborização da lavoura, reduzindo a insolação sobre os cafeeiros, é muito eficiente na diminuição da escaldadura, porém, é uma prática difícil de ser adotada. O plantio direcionado reduz a escaldadura, pois evita a incidência do sol da tarde, de forma direta de um lado da linha de cafeeiros.

O uso de maiores doses de nitrogênio na adubação, assim como aplicações foliares de cobre, tem reduzido a escaldadura. No mesmo objetivo, o uso de açúcar e de produtos com cristais, os quais refletem os raios solares, tendem a diminuir a escaldadura. Produtos fungicidas do grupo das estrobilurinas, especialmente a piraclostrobina, também reduzem a temperatura foliar. Ultimamente também tem aparecido no mercado protetores solares, como o Protex, o Chapeu, o Bonder e o Surround, uma formulação à base de caolim finamente moído especial. Eles podem reduzir em torno de 5 graus a temperatura nos tecidos foliares.


Amarelecimento e queima da folhagem em cafeeiros por insolação e alta temperatura = escaldadura. Sul de MG, jan/19

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/03/2019

Senhor Herisson, nas quantidades que vai usar, considerando que teria cerca de 4000 plantas por hectare, usaria somente 80 l do adubo liquido nessa área de 1 ha. Isto vezes o conteudo nutricional de sua fórmula( 20-05-20) daria apenas 16 Kg/ha de N/K2O e 4kg de P2O5. Isto é muito pouco, pois para uma lavoura com 30 scs por ha deveria colocar, em todo ano, cerca de 200 Kg de N/K2O, neste caso, dividindo-se em 3 parcelas seriam cerca de 66 Kg de N/K2O por parcela e está usando só 16 kg. Matiello
HERISON PEDRO FERREIRA BARROS

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/03/2019

Bom dia, sobre o NPK líquido, dizem que em 1 ml de adubo líquido significa o msm que 20 gramas do granulado, pois ele é puro, sem enchimento nenhum, vou aplicar 2 litros em uma bomba de 20 litros e jogar esguicho de 100 ml por planta, o que vc acha ? Vou jogar do 20 05 20 humics, com matéria orgânica

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures