A cooperativa Cocatrel separou um vídeo sobre o manejo de dobra, prática que tem sido muito utilizada pelos produtores no momento de secar o café.
A dica importante é quando o café chega da lavoura. Você deve distribui-lo, grão a grão, no terreiro, para que a água remanescente dos frutos tenha uma secagem mais rápida e uniforme.
Em um ou dois dias, esse café irá murchar e escurecer a casca, e então já poderá ser feita a primeira dobra a 50%. O momento mais indicado para isso é logo após o sereno de manhã. Cuidado para não pisar nos grãos!
A partir desse momento, você irá monitorá-lo pegando o café na sua mão. Se ele não estiver mais melando, é o momento de fazer a segunda dobra a 25%, e então você pode começar a mexer o café de oito a doze vezes por dia.
Também é nesse momento que você pode "enleirar" o café ou fazer um monte (o que for mais viável na propriedade). Por volta das duas ou três horas da tarde, quando o sol ainda estiver bem quente, deve-se juntar o café e cobrir com um pano e uma lona.
Com o manejo de dobra você tende a ter lotes de café com uma qualidade melhor, ganha espaço no terreiro e tempo na sua propriedade.
As informações são da Cocatrel.