Por Gabriela Kaneto
No final do mês de junho, no Cerrado Mineiro, lavouras aparentemente saudáveis, com bom controle de pragas e doenças e bom vigor da planta, registraram queda incomum de folhas, principalmente no lado do cafeeiro que bate menos sol no período da manhã. O ocorrido foi acompanhado e registrado pelo engenheiro agrônomo e consultor técnico da Coffea Consultoria, Fernando Couto.
De acordo com ele, a desfolha é mais acentuada no lado do cafeeiro que bate menos sol no período da manhã, ou seja, fica com orvalho por mais tempo. Essa condição de temperatura noturna mais baixa, em conjunto com molhamento foliar, é favorável para a ocorrência de Phoma. “Na desfolha, a gente observa algumas folhas com lesão por Phoma, outras por bicho mineiro, mas também outras aparentemente saudáveis”, destaca o especialista.
Fernando explica que a situação pode ser atribuída a alguns fatores, como: questões fitossanitárias, sendo necessário analisar se realmente há ocorrência de Phoma na área; ao clima frio registrado no fim de maio, uma vez que a amplitude térmica causa um desequilíbrio hormonal na planta e acelera a desfolha; e ao aparecimento de pecíolo queimado, que é uma região da folha com grande concentração de vasos condutores. “Uma vez queimado, essa folha é grande candidata a ir pro chão, mesmo estando aparentemente saudável”, comenta.
O engenheiro agrônomo orienta que o que pode ser feito nessa época é relacionado a um bom manejo fitossanitário, como o controle de Phoma, respeitando o período de carência dos produtos nas áreas de colheita; o controle de bicho mineiro, que é uma praga muito comum no Cerrado Mineiro nessa época do ano; e controle de outras pragas e doenças que, porventura, estiverem ocorrendo na área.
“Tudo isso associado a uma boa nutrição da planta, para haver um restabelecimento hormonal e, consequentemente, uma retenção maior de folhas para a planta chegar melhor preparada para a florada”, recomenda. Se essa situação estiver acontecendo na sua lavoura, busque por orientações de um profissional!