ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Desbrota: uma prática essencial

POR PEDRO PAULO DE FARIA RONCA

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 02/10/2007

2 MIN DE LEITURA

13
1
A desbrota anual das lavouras de café é uma atividade essencial para a sua longevidade e produtividade. Muitas vezes negligenciada pelos produtores por priorizarem outras atividades a falta de desbrota pode condenar lavouras por causar baixas produtividades.

A desbrota consiste da retirada de brotações que nascem no ramo ortotrópico da planta de café. Esses brotos, popularmente chamados de ramos ladrões, aparecem geralmente estimulados pela insolação que incide no tronco ou qualquer anomalia que interfere na dominância apical. Os danos vêm com o passar do tempo causando o chamado "envassouramento" da lavoura em que os brotos crescem, engrossam e tornam-se hastes. A retirada pode ser fácil quando a brotação é nova, pois pode ser retirada manualmente, mas quando estas se desenvolvem, ganham espessura, tamanho e a sua retirada torna-se mais trabalhosa dependendo da utilização de serrotes manuais de poda.


Foto 1: Lavoura sem desbrota com excesso de hastes.

A desbrota, em diversos casos, é uma prática esquecida pelo produtor que fica desatento ao desenvolvimento dos brotos ou que prioriza outras atividades e seus prejuízos costumam não ser percebidos no primeiro ano, quando os brotos ainda estão pequenos. Trata-se de um manejo cultural que só pode ser realizado pela mão humana, não havendo máquinas capazes de realizá-la e geralmente apresentam baixo rendimento.

Lavouras sem desbrota ficam com um número excessivo de hastes por planta e consequentemente de hastes por área. O excesso de hastes geralmente cria um falso aspecto de bom desenvolvimento vegetativo e as lavouras apresentam baixas produtividades ano após ano.

A melhor época para se realizar a desbrota é justamente logo após a colheita, antes do início do próximo período chuvoso, para que as plantas iniciem o crescimento vegetativo com os ramos "ladrões" retirados.


Foto 2: Brotações no ramo ortotrópico da planta de café.


Foto 3: Brotações engrossando e tornando-se hastes.

A desbrota é necessária em todo o tipo de lavoura:

Desbrota em lavouras novas:

Em lavouras novas de um ano ou mais é comum aparecerem brotos no tronco principal que devem ser arrancados anualmente a fim de que não se engrossem.

Desbrota em lavouras adultas.

Nas lavouras adultas a falta de uma desbrota condena a lavoura em um processo lento, gradual e de difícil recuperação. A desbrota deve ser realizada de uma a duas vezes no ano toda vez que se perceber aumento do número de ramos ladrões.


Foto 4: Lavouras adultas precisam de acompanhamento para se perceber o desenvolvimento de brotos.

Desbrota em lavouras podadas:

Na maior parte das lavouras que receberam algum tipo de poda (recepa, esqueletamento ou decote) a desbrota é uma atividade essencial e irá permitir o sucesso ou não da poda. Deve ser feita após o desenvolvimento inicial das primeiras brotações, escolhendo-se aquelas que melhor se encaixam na nova arquitetura das plantas. Em apenas alguns casos de podas feitas regularmente, como o esqueletamento sucessivo, pode-se dispensar a desbrota.

Capacitação de mão de obra.

Os funcionários responsáveis pelo serviço de desbrota precisam conhecer a técnica e devem ser treinados para que a atividade seja feita adequadamente. Uma desbrota mal feita pode comprometer uma lavoura por serem retirados os ramos inadequados.

Muitas vezes os produtores atrasam a realização da desbrota, o café floresce, os chumbinhos se desenvolvem e a operação acaba sendo cancelada. Essa situação deve ser evitada fazendo-se a desbrota mesmo após a florada ou quando os chumbinhos já apareceram. Só assim será possível manter a longevidade produtiva da lavoura de café.


Foto 5: Lavouras desbrotadas possibilitam boa arquitetura de plantas e produtividade alta.

PEDRO PAULO DE FARIA RONCA

13

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SIDNEY SILVA SANTOS

EM 13/07/2023

Boa tarde gostaria de saber pq estou com uma lavoura de café já tem uns 6 anos e estava abandonada e agora estamos começando a pouda más tem pé que tem 10 brotos e gostaria de saber quantos devo deixar
GUILHERME CRISTIANO

EM 06/01/2020

me ajudem nunca mexi com café antes,so fis uma colheita 1 vez,e vim tomar conta da lavoura de cafe da minha vó, e estou fazendo o desbrotamento das ramas pois foi todos cortados os pés de café,só espero estar fazendo certo kkk
Recebi emdicação de um morador daqui que me disse pra deixar de 2 a 3 ramos de café
algum vídeo falando sobre isto e mostrando como se fas?
APARECIDO CARREIRA

EM 18/04/2019

Gostaria de saber os meses ideais para desbrota de cafe , poda, esqueleteamento, decepa
EQUIPE CAFÉPOINT

SÃO PAULO - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 18/04/2019

Olá Aparecido! Segundo o Dr. Matiello, a melhor época da poda é logo depois da colheita, o mais cedo que puder. A desbrota deve ser feita quando os brotos ainda estão novos, dependendo da época da poda e do tempo. É indicado quando os brotos tiverem de 15 a 20 cm.
FRANK

BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/12/2016

Parabéns pela artigo, estou iniciando na cultura do café e está sendo de suma importância todas as informações dispostas nesse blog.



Aproveitando a discussão sobre a desbrota. Estou fazendo agora a desbota de um café de 1,5 para dois 2 ano e 1,30 de altura ... Já ocorreu a floração e até da pena de tirar alguns pratos... Rs ... Minha dúvida é, a guia da desbota da planta deve ser na direção da linha? Ou da rua? Com espaçamento 3,5/1m devo deixar 2 a 3 brotos?
GERALDO CARLOS DE OLIVEIRA

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/06/2015

Bom-dia SR Pedro Paulo qual o melhor adubo para  o cafe qual devo usar para uma adubação perfeita?
IAN MARTINS DE CARVALHO

CARATINGA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 12/04/2011

Ilmo. sr. Pedro Paulo, gostaria de uma opiniao, tenho uma lavoura adensada de 2mt por 1mt, estou comecando a fazer um remanejamento aos poucos, uma quadra ja foi feito o esqueletamento. Meu cafe esta muito fechado lavoura de 11 anos, gostaria de saber se e possivel realizar um esqueletamento alternado, pois ja pesquisei na internet e nao obtive nenhum resultado, ja conversei com muitos engenheiros, e nao me passaram nenhuma seguranca, portanto, gostaria de saber qual seria a sua opiniao, desde ja agradeco a vossa atencao
ROMARIO ALVES

MUNIZ FREIRE - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/04/2009

Caro Pedro,

Tenho que parabenizá-lo pelo arquivo, pois acredito que foi de suma importância para muitos interessados na cultura. E também parabenizar o nobre colega Paulo Roberto, de Vitória da Conquista, pela pergunta, pois muitas pessoas fazem a poda do esqueletamento e sem saber o que fazer com a brotação que aparece após a poda criticam ou duvidam do resultado - por pe pensarem que poderá prejudicar o manejo no momento da colheita.

Parabéns!
PAULO ROBERTO O. SOUSA

VITÓRIA DA CONQUISTA - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 16/11/2008

Pedro, tudo bem?

Estou esquelentando uma lavoura de café no município de Encruzilhada/BA com 11 anos, espaçamento de 3.5/70. Gostaria de saber quantos brotos devo conduzir, ou nos primeiros 06 meses não devo deixar broto algum? Obrigado.

<b>Resposta do autor:</b>

Prezado Paulo Roberto O. Souza,

O ideal para espaçamentos menores que 1 metro entre plantas é conduzir um broto por planta, aquele broto que sai mais abaixo da ponta cortada, pois é mais difícil de quebrar. A desbrota deve ser feita quando os brotos estiverem por volta de 20-25 cm de altura. Escolher o mais forte e desenvolvido e arrancar o resto. Boa desbrota.

Atenciosamente,

Pedro Paulo de Faria Ronca
GILMAR RESENDE DA SILVEIRA

SÃO MIGUEL DO ANTA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 03/06/2008

Prezado Sr. Pedro

Sou filho de pequeno produtor de café e nossa lavoura de aproximadamente dois anos de idade sofreu um ataque de pragas, perdendo as folhas e as pontas da raques, chegando alguns pés a ficarem totalmente desprovidos de raque secundária.

Agora estão nascendo ramos ortotrópicos desde o ápice até a região inferior do caule. Gostaria de saber: Se eu deixar os ramos ortotrópicos do ápice crescerem, nascerão ramos plageotrópicos na região inferior do caule (abaixo da regiao onde nasceu o ortotrópico), mesmo sendo esse eixo caulinar encontrado em situação lenhosa com brotação?

Quantos ramos ortotrópicos eu posso deixar, sabendo que a planta se encontra na faixa de oitenta centímetros de altura? Se eu quisesse usar um tipo de adubação verde, qual seria a leguminosa mais precisa, sabendo que o espaçamento dessa lavoura é de 1,80 x 80?

Obrigado
NILO REZENDE REIS

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 22/02/2008

Gostaria de saber de forma clara, quando usarei podas de recepa, esqueletamento ou decote em uma lavoura, ou seja, qual seria o melhor manejo de condução de uma lavoura de café?
ALLAN DE OLIVEIRA BARBOSA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/01/2008

Pedro Paulo, tudo bem? Queria parabenizá-lo pelo artigo, que ajuda a esclarecer várias dúvidas de jovens recém-formados e levanta pontos simples e práticos que passam despercebidos e que fazem parte do sucesso da lavoura.

Queria saber informações no caso da desbrota, pois estou iniciando as atividades na área de extensão rural e gerenciando uma lavoura de café e ainda tenho muitas dúvidas sobre a cafeicultura por ser recém-formado e sempre trabalhar com gado de leite na propriedade de minha família.

A desbrota devo fazer sempre após a recepa ou em qualquer fase que a lavoura se encontra? Em seguida posso fazer as adubações para estimular as brotações laterais? Posso fazer as adubações via foliar com micronutrientes e em volta da copa com N-P-K?

Qual a altura ideal para fazer a desbrota ela pode ser feita rente ao ramo principal eliminando todos os ramos excedentes? Logo após o corte devo utilizar algum fungicida a base de cobre para fazer o pincelamento do ramo? No artigo você cita problemas de ferrugem logo após estas.

Obrigado pela a compreensão e fico grato pela resposta.

Até breve
Abraços
COLINA DAS PALMEIRAS

BARRA DA ESTIVA - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/10/2007

Pedro,

A desbrota, ou poda de partes improdutivas, durante a florada ou logo após, não prejudica a produçaõ e a própria planta, por exigir mais durante esta fase de grande esforço por parte da mesma?

<b>Prezado Senhor Luiz,</b>

De maneira ideal a desbrota deveria ser feita logo após a colheita e antes da florada. Mas caso não seja possível pode-se fazer após a florada. O melhor é fazer a desbrota do que deixar de fazer. Não se deve cancelar a desbrota porque o café deu flor pois os danos virão com o passar do tempo e envassouramento da lavoura.

Qualquer dúvida estou a disposição

Atenciosamente,

Pedro Paulo de Faria Ronca
Engenheiro Agrônomo
Via Verde Consultoria Agropecuária em Sistemas Tropicais

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures