ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cultivar de cafeeiros Siriema AS 1 confirma alta resistência ao bicho-mineiro

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 06/01/2016

2 MIN DE LEITURA

10
0
Por José Braz Matiello, Saulo R. de Almeida e Iran B. Ferreira – engenheiros agrônomos da Fundação Procafé, M.B da Silva- engenheiro agrônomo do Mapa e C.H.S.Carvalho – engenheiro agrônomo da Embrapa-Café

A cultivar Siriema AS 1 foi lançada em 2014 pela Fundação Procafé, sendo registrada no Mapa para seu cultivo comercial. Em sua geração F4, em campo experimental na Fazenda Santo Antônio, em Coromandel (MG), ela mostrou homozigoze para resistência ao bicho-mineiro. A cultivar possuiu, ainda, resistência à ferrugem, indicando, assim, a possibilidade de reproduzir essas características genéticas através de sua reprodução por sementes.

Um campo de aumento da cultivar foi instalado em 2015, com sementes oriundas do experimento de Coromandel. Ele foi implantado na Fazenda Experimental de Varginha, visando à multiplicação da planta, para futura distribuição de sementes aos cafeicultores. O campo foi composto por quatro linhas de 21 plantas, compondo, assim, 84 plantas na geração F5.

As observações feitas nesse campo, já em maior escala, confirmaram o bom nível de resistência, com alta reprodutibilidade dessa característica desejada. As plantas aos oito meses de idade tiveram bom desenvolvimento, mostraram a folhagem característica sempre mais verde e, após um ataque natural do bicho-mineiro, ocorrido nos cafezais da Fazenda em função do período mais quente e seco deste último ano agrícola, foi possível avaliar a presença ou ausência do ataque nas plantas do campo.

Verificou-se que na leitura feita em inicio de dezembro de 2015, das 84 plantas do campo, apenas uma cuja arquitetura também variou em relação às demais, mostrou folhas com minas de bicho mineiro, de tamanho normal.

Devido ao estado jovem das plantas não foi possível avaliar a sua resistência à ferrugem embora, até o momento, não tenha havido qualquer infecção dessa doença, apesar do campo estar rodeado de cultivares susceptíveis e infectadas.

Fica evidenciada, deste modo, a viabilidade da descendência seminal dos cafeeiros da Cultivar Siriema AS1. Um novo campo de multiplicação será implantado nos próximos meses, na FEX Varginha, agora com maior número de plantas.

Paralelamente, está sendo preparado um jardim clonal, de outra cultivar de Siriema (VC4), esta com reprodução das matrizes selecionadas por meio de estacas ou por embriogenese somática.

Cafeeiros da cultivar Siriema AS1, resistente à ferrugem e ao bicho-mineiro, aos oito meses de idade, no campo de multiplicação de sementes da FEX Varginha. Mostrando bom desenvolvimento e vigor e baixíssimo nível de segregação na sua reprodução por sementes, em dezembro de 2015.


 

 
Detalhe das plantas de Siriema AS1 aos oito meses de idade. Acima planta resistente e abaixo planta susceptível, sendo que esta segregação foi de 1 para 84, ou seja 1,2% no campo de multiplicação de sementes da FEV, Varginha (MG), dezembro de 2015.

10

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RÔMULO LACERDA

EM 13/06/2023

Olá! Esse cafe siriema pode ser plantado onde arrancou uma lavoura.
JOSE BRAZ MATIELLO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 20/04/2017

As sementes teremos apenas em 2018, pois a nova geração fou plantada, em quantidade, de plantas selecionadas, apenas em 2016 e sua primera safra significativa, dando maior quantidade de sementes será ano que vem.
EDUARDO FERNANDES

ALEGRE - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/04/2017

Onde consigo sementes clonais desta variedade?
RODRIGO

IÚNA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/03/2017

Queria sementes desta cultivar siriema para eu fazer mudas para minha propriedade
CLÁUDIO VIANA KLEM

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/10/2016

Fiquei muito impressionado com as características da planta. Mas gostaria que me esclarecessem quanto a produtividade, altitude indicada, se é indicada para produção de cafés especiais e no cultivo orgânico. Aproveitando a oportunidade de parabenizar ao nosso professor e guri Matiello. Obrigado por todo seu esforço em prol da nossa cafeicultura.
FABIO RANGEL

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/10/2016

sr Matiello,

Ja existe disponibilidade para compra de sementes da variedade Siriema AS1?

sds

Fabio Rangel
FABIO RANGEL

SANTO ANTÔNIO DA PLATINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/10/2016

Sr Matiello,

Muito interessante este novo cultivar Siriema AS1.

Como o sr considera sua adaptabilidade a regiao do norte do Parana que sofre com bicho mineiro?

agradeco

Fabio Rangel

fabio.rangel@uol.com.br
JOSE BRAZ MATIELLO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 08/01/2016

De fato, o material de Siriema, sendo um híbrido onde entrou o Coffea racemosa x  Coffea arabica, tem demonstrado boa tolerância à seca, vindo de sua origem do racemosa. Matiello
CLÁUDIO VIANA KLEM

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/01/2016

Parabéns ao professor Matiello! Observei nas fotos maior vigor na planta do Siriema. Será q ela também é mais resistente a seca?
JOÃO ALVARENGA

CANDEIAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 06/01/2016

Parabéns ao amigo Matiello, sempre buscando melhorias a nossa cafeicultura.

Ao longo de meu trabalho como consultor técnico procuro divulgar novas cultivares tentando proporcionar a quebra do paradigma de que só o catuai e mundo novo da certo na região de Candeias MG. Em dezembro de 2015 introduzi o acauã novo em nosso município, tomei essa decisão após obter muitas informações dos pesquisadores do procafe.

Um grande abraço a todos

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures