Nessa época em que, por efeito das últimas chuvas, existe pouco café cereja, para o preparo do CD, surgem as lavouras da cultivar arara, de forma salvadora, com sua maturação normal.
A frutificação dos cafeeiros arara, agora, no início de julho, encontra-se em pleno estágio de cereja, tendo frutos de coloração amarela, que contrasta com o verde da vegetação vigorosa das plantas.
Então, é ocasião para se destacar a importância de contar com variedades de café com diferentes tipos de maturação, na composição dos cafezais de uma propriedade. A arara tem a característica de maturação bem tardia, podendo ser colhida no final.
Mas não é só isso. A cultivar arara tem sido, nos campos de competição, em praticamente todas as principais regiões cafeeiras estudadas, a mais produtiva (ver quadro 1). Os seus frutos são grandes e a bebida é muito boa. Ela é, até o momento, imune à ferrugem e tem tolerância à pseudômonas, assim com economia no controle dessas doenças.
A observação em lotes de cultivar arara, de lavouras mais antigas, nas plantas da geração original e sua descendência, atualmente na faixa de 15 a 25 anos de idade, mostram a manutenção do elevado vigor das plantas. Sua ramificação secundária é abundante e os ramos são mais grossos, produzindo frutos mesmo em parte dos ramos que produziram em anos anteriores.
Como a ramagem é muito vigorosa, com o tempo recomenda-se manejar as plantas com esqueletamento, para desenbatumar o cafeeiro.
Pelo conjunto das suas boas características, a arara pode ser utilizada, com vantagens, na composição de parte das variedades plantadas nas fazendas. Os bons resultados obtidos nos ensaios e campos de observação e a sua resposta positiva nas lavouras comerciais, já com várias safras, tem levado à grande procura por sementes dessa cultivar, na Fundação Procafé.
Assim, em situação semelhante à das araras, que voam bem alto, a nova cultivar de café pode, também, ser colocada no topo, entre as indicadas para a necessária renovação de nossos cafezais.
Cafeeiros da cultivar arara, na 1ª safra, com 2 anos de campo, com frutos maduros, em início de julho de 2016 – em Botelhos (MG)
Alta produtividade e vigor em cafeeiros arara, na 2ª safra, em Elói Mendes (MG)
Mostra da manutenção do vigor e alta produtividade em lote comercial de cafeeiros da cultivar arara, com 15 anos de idade, em Elói Mendes (MG)