A broca-do-café é um problema sério que atinge muitas lavouras no Brasil. Para controlar a praga, é importante realizar a catação dos frutos remanescentes nos cafeeiros após a colheita e fazer a varrição, que consiste em juntar e recolher os frutos caídos no chão.
O ataque da broca também provoca a queda de grãos novos, representando uma perda adicional na produtividade. Outro prejuízo é com a qualidade do café, pois as larvas do inseto perfuram e comem os frutos. Deste modo, o grão brocado é considerado um tipo pior de café na fase de classificação.
Com relação às condições do parque cafeeiro, Eduardo Renê da Cruz, coordenador de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, explica que o cenário é positivo após o retorno da chuva, mas que é importante que o produtor aproveite os dias de tempo seco para fazer as aplicações.
Em boa parte da área de atuação da cooperativa choveu acima da média no mês de janeiro, o que, até o momento, é positivo na recuperação das plantas e também para reposição de água nos reservatórios.
Confira mais detalhes sobre o tema no vídeo abaixo:
As informações são do Notícias Agrícolas.