ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Controle da seca e da umidade do café é muito importante

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 23/08/2018

2 MIN DE LEITURA

0
1

Controlar a secagem dos frutos de café, ou seja, avaliar o ponto certo no qual a seca deve ser terminada, é algo importante. Ao se secar demais, perde-se peso. Com a secagem interrompida antes do necessário, os grãos ficam úmidos, com aspecto desuniforme.

A secagem do café visa, através da desidratação, conservar os frutos e grãos de café. Ela é essencial para evitar fermentações indesejáveis que levam à depreciação da bebida. Ela pode ser feita ao sol, em terreiros, em secadores ou na combinação de ambos. Cuidados devem ser adotados para que a secagem dos frutos e grãos fique uniforme, fazendo com que todos tenham o mesmo teor de umidade.

Um desses cuidados aqui destacados é o ponto certo pra se encerrar o processo de secagem. Ele é definido pelo teor em porcentagem de umidade dos grãos. Um ponto adequado é quando os grãos atingem entre 11% e 12% de umidade.

A umidade do café, por método indireto e rápido, é determinada por um pequeno aparelho denominado determinador de umidade, que pode ser analógico ou digital. Trata-se de um equipamento que todo produtor deve ter em um ambiente perto do terreiro ou do secador. Esses equipamentos medem a umidade pelo método do dielétrico, ou seja, pelo princípio de que a camada de café, entre duas placas condensadoras, varia a corrente de acordo com sua umidade.

A determinação começa com a tomada da amostra de frutos secos, mais ou menos um litro. Então acontece o descasque ou beneficiamento, que pode ser feito em um equipamento motorizado ou manual, sendo este último mais comum nas pequenas propriedades. O primeiro já separa as cascas dos grãos por ventilação. O segundo precisa de abanação em uma pequena peneira.

Os grãos já separados são pesados (cerca de 100 g) em um recipiente existente no próprio determinador de umidade. O aparelho é tarado (de acordo com a temperatura), despejando em seguida os grãos dentro dela. A leitura pode ser digital, aparecendo nele o percentual de umidade diretamente, ou, nos equipamentos mais antigos, ao se mover um botão, vai-se vendo o teor pelo equilíbrio de luz no aparelho. A secagem estará no ponto quando os grãos mostrarem teores entre 11 e 12%. Caso o café ainda esteja quente, pode-se encerrar com um grau a mais, pois ele acabará chegando ao ponto ideal, perdendo essa umidade até esfriar.

Como os aparelhos determinadores de umidade costumam variar, é prudente manter o equipamento ajustado, testando em relação a uma determinação mais segura, seja numa empresa especializada, seja na determinação em estufa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures