ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Controle da ferrugem tardia exige aplicação de fungicidas até mais tarde

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 21/01/2015

2 MIN DE LEITURA

22
0
Por José Braz Matiello, Gabriel R. Lacerda e Rodrigo N. Paiva - engenheiros agrônomos da Fundação Procafé


A evolução da ferrugem em cafeeiros depende das condições climáticas e da susceptibilidade das plantas, e está muito afetada pela carga pendente das plantas. O período infectivo normal do fungo ocorre na época mais chuvosa e quente, entre novembro e abril.

No controle químico da ferrugem, pela via foliar, são usadas formulações fungicidas combinando triazóis mais estrobilurinas, em 2-3 aplicações no ciclo, buscando cobrir o período infectivo da doença. No entanto, nos últimos anos, por efeito de inverno mais quente e chuvoso, a infecção pela ferrugem tem ocorrido mais tardiamente. Especialmente em programas com 2 aplicações foliares, iniciadas e terminadas mais cedo no período, tem ocorrido um maior nível final de infecção e desfolha das plantas, mesmo diante do controle praticado.

Foi conduzido um ensaio, no ciclo 2013/2014, na Fazenda Experimental, da Fundação Procafé, em Varginha (MG), para estudar programas de épocas de controle da ferrugem, usando combinações de aplicações em épocas mais cedo, com outras intermediárias e mais tardias, visando alcançar níveis finais de infecção mais baixos. Foi incluída, ainda, a modalidade de aplicação única em dose concentrada. A formulação usada foi do produto comercial Ópera.

Os resultados da amostragem de ferrugem nos cafeeiros, sob efeito dos tratamentos, realizada em julho, no pico da infecção, encontram-se resumidos na tabela 1.


Tabela 1- Tratamentos do ensaio e infecção em cafeeiros, sob efeito de diferentes épocas de controle da ferrugem, em programas com o uso de formulação do fungicida Ópera (Eepoxiconazol +Piraclostrobina), Varginha-MG, 2014.

 



Por efeito da boa carga pendente e, apesar de ter ocorrido um veranico em janeiro-fevereiro de 2014, a ferrugem evoluiu bastante nos cafeeiros da parcela testemunha, sem controle, atingindo, em julho de 2014, o nível de 62% de infecção. Nos tratados com Ópera, em diferentes épocas, o nível variou de 2,4 a 27,6 %, mostrando controle diferenciado.

Verificou-se que as aplicações combinando épocas mais tardias da formulação fungicida foram mais eficientes na redução da infecção final da ferrugem, ou seja, diminuíram a evolução da ferrugem tardia. Quanto ao efeito da aplicação concentrada, ela foi efetiva quando usada numa época intermediária, que possibilitou reduzir, drasticamente, o inoculo e, assim, manteve residual adequado de controle da infecção final.

Os resultados obtidos permitiram concluir que:
a) A redução da infecção tardia da ferrugem é efetiva com uso de aplicações coincidindo mais tarde no ciclo infectivo da doença, ou usar 3 aplicações cobrindo todo o período.

b) Um programa de 2 aplicações, na dose cheia, iniciando em meados de janeiro e a segunda em fins de março ou início de abril também se mostra adequado.

c) Quando necessário, usando doses mais elevadas da formulação fungicida, o controle pode ser obtido, ainda, com aplicação única e em época intermediária do período infectivo.

 

As infecções tardias da ferrugem promovem desfolhas severas nos ramos e prejudicam a produção do ano seguinte.
 

22

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SAMUEL VIANA CUNHA

SANTA MARGARIDA - MINAS GERAIS

EM 09/01/2023

Pulverização de micronutrientes, zinco,boro ,cobre e outros, depois de quanto tempo de aplicado pode chover,e não há perda de produto?
MARIO LUIZ MULHER ROMANHA

ITANHÉM - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/01/2022

Mariello sou de Itanhém Bahia a região aqui da muito ácaro nos cafezais como eu posso está fazendo a prevenção contra o ácaro do cafezal
BRUNO LOUBACK

EM 25/05/2021

Opa sou apaixonado por café e vivo dá cultura em Minas gerais gosto muito de ver matielo falar sobre café
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/02/2021

Senhor Wagner, normalmente, para uma boa absorção, se considera um prazo, antes da chuva, de umas 2-3 horas. No entanto, não se conhece bem como é a absorção de todos os produtos. Então, aconselho esperar um pouco e aplicar novamente dentro de um mÇes, nesse caso completando como se fosse a terceira e não segunda aplicação. Nesse caso aumente a dose em 50% assim melhora o efeito e encobre falhas dessa aplicação. Matiello
WAGNER ROGERIO SILVA

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/02/2021

Bom dia ! Fiz uma aplicação de azoxistrobina e ciproconazol , porém após 40 minutos choveu 15 mm. Minha dúvida é em quanto tempo o cafeeiro consegui absorver o fungicida para que ocorra uma boa eficiência do produto. Agora fico na dúvida se devo ou não reaplicar nesta área. Grato !
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/09/2019

O produto fungicida òpera só funciona via foliar, pois o ativo Epoxiconazole não é bem absorvido/translocado via sistema radicular. Matiello
MARCO ANTONIO

MANHUAÇU - MINAS GERAIS

EM 16/09/2019

Oi,posso aplicar o fungicida ópera via solo,será que faz efeito?
TAFAREL MARKEZINI CAMILO

JAGUARÉ - ESPÍRITO SANTO

EM 26/07/2019

Matielo, posso aplicar opera no cafe com a florada quase que aberta, pois a pinha ja esta bem adiantada.
HERISON PEDRO FERREIRA BARROS

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 05/06/2019

Boa noite, vou acabar de colher então e aplicar, já tem algumas marcação ,sinal de botão florais , vc acha que o fungicida opera pode ser ruim e prejudicar a florada ? Ou devo aplicar que não tem problema ? Pq vou aplicar pois estou com medo de dar ferrugem e atrapalhar o vingamento de flor
JOSÉ BRAZ MATIELLO

MACAPA - AMAPÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/06/2019

Pode aplicar agora um fungicida curativo, porem o mais indicado seria fazer uma aplicação no inicio do novo ciclo agricola, já que ainda vai haver uma desfolha natural no pós-colheita. Matiello
HERISON PEDRO FERREIRA BARROS

MANHUAÇU - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 03/06/2019

Bom dia, gostaria de saber se posso fazer uma aplicação de opera agora em junho, pois minha lavoura tá começando uma ferrugem, estou terminando de colher e quero fazer essa aplicação pra prevenção e ter maior vingamento de flor em outubro
O que vc me diz?
FLÁVIO DOS SANTOS

CAPELINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/07/2017

A maior incidência de bicho-mineiro em cafezais é de fevereiro/março dependendo das regiões. Contudo, essa manifestação pode alongar ou proceder de outro modo em função das temperaturas em muitas regiões adversas. Eu faço e recomendo o controle da praga em fevereiro com Acatara WG com a dose de 1.5 kgs/hectare. Se na época da injeção do produto tiver presença de 5% de folhas minadas, será viável fazer uma pulverização de Curyon. Assim, baixa a população até o ativo do Actara entrar no sistema vascular da planta.
EUFRASIO BONFIM DOS SANTOS

JUNQUEIRÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 29/06/2017

Boa tarde.  

Quero agradecer por enviar sugestão sobre o controle da ferrugem no café. Quando tiver alguma novidade, por favor, me envie.

quero alguma informação sobre o bicho-mineiro



Grato.

<br type="_moz" />
FLÁVIO DOS SANTOS

CAPELINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 28/06/2017

Eufrásio Bonfim! Boa Tarde.

Tem controle sim. O uso de cultivares resistentes é o melhor método de controle. Porém, se tem inócuo instalado, os fungicidas de contato, principalmente os cúpricos e os sistêmicos podem ser utilizados para o controle preventivo da doença. Recomenda-se efetuar alternância entre fungicidas de contato e sistêmicos. O emprego de fungicidas sistêmicos pode ser via foliar ou via solo. A calda viçosa, uma mistura de nutrientes que apresenta efeito fungicida, também é utilizada no controle. Sempre usar produtos que sejam registrados para as culturas.

Forte abraço e Deus lhe abençoe.
EUFRASIO BONFIM DOS SANTOS

JUNQUEIRÓPOLIS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 27/06/2017

Meu café não deu ferrugem o ano passado, mas esse ano já está aparecendo. Não pulverizei  na época certa, será que ainda tem controle?
JOSE BRAZ MATIELLO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 10/02/2016

O Rubric e o ópera são semelhantes quanto à ferrugem, pois possuem um mesmo ativo o triazol epoxiconazole, eficiente sobre ferruge, pois tem efeito curativo. O ópera possui, também a estrobilurina, que tem ação sobre a cercosporiose, alem da ferrugem, portanto é um pouco mais completo. Quanto ao efeito de toxidez, ele vai existir conforme a dosagem, mas trata-se de um efeito passageiro e pouco importante. Matiello
PATRÍCIA ASSIS

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/02/2016

Oi Boa Noite "

Minha lavoura está com 1 ano e 3meses e já está com ferrugem viçosa e queria saber qual é o melhor produto a ser aplicado Rubric ou Opera"?.

Qual tem melhor eficácia e menor trava a lavoura???



Att
FLÁVIO DOS SANTOS

CAPELINHA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 23/01/2015

Em lavouras (Arábica) de minha consultoria aplico 0.5 litro de PRIORI XTRA por hectare em outubro/novembro + outra dezembro/janeiro e + outra fevereiro/março. Em qualquer dessas épocas se o patógeno (Hemileia vastatrix) tiver em face proliferativa, adiciono junto a mesma + 315 cc de Alto 100 = 71.5 gramas total de CIPROCONAZOL/hectare. Em relação a cercosporiose (Cercospora coffeicola) "Berk e Cooke" que ataca folhas e frutos, na plicação de PrioriXtra o controle está feito devido a cada aplicação de 0.5 litro ter 100 gramas de AZOXISTROBINA.



Nesses nossos cafés de sequeiro com médias 5 anos 31 sacas/hectare e irrigados no gotejo até no momento ao longo de 5 anos 66 sacas, faço uma aplicação de Verdadero a 1.2 litro por hectare em novembro, e até logo ferrugem + bicho mineiro + Mosca da raiz + cochonilha-da-raiz.
ALBINO JOÃO ROCCHETTI

FRANCA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 22/01/2015

Encerrar as aplicações de fungicidas em fevereiro é certeza de ter infestação de ferrugem em maio/junho.  Considero que em abril deve ser feita a terceira aplicação de fungicidas

visando o controle da ferrúgem. Aí tem-se um residual para protegera planta nafase de decrésmo do vigor, em função da maturação da carga, diminuição da luminosidade, ventos frios e início dos deficits hídricos. Planta debilitada: ferrúgem montada.
GERALDO CESAR PAGOTO

RIO BANANAL - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/01/2015

Gostaria de saber se tem esperimentos de pesquisa quanto ao uso de produtos via solo para controle da ferrugem ex:flutriafol e,de preferencia em conilon.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures