ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conilon: Qualidade e Certificação

POR EDUARDO TREVISAN GONÇALVES

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 28/10/2010

2 MIN DE LEITURA

1
0
Durante os meses de agosto e setembro dois fatos chamaram à atenção das pessoas ligadas ao café conilon (espécie de café robusta): a certificação da Fazenda Módena e o lançamento pela Nespresso de uma cápsula com alta concentração do café. Vale ressaltar, que o termo ´robusta´ é amplamente utilizado como referência à espécie Coffea canephora, independentemente da variedade. ´Robusta´ traduz-se como rusticidade e resistência, sobretudo à ferrugem, daí seu nome1.

A fazenda Módena em Linhares (ES) foi a primeira do Brasil a receber o selo Rainforest Alliance certified para a produção de café conilon. Este caminho foi "natural", tendo em vista que o proprietário substituiu o pasto degradado por café com a tecnologia do Incaper (Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural) e construiu toda a sua estrutura de beneficiamento para produzir café conilon com qualidade e responsabilidade socioambiental.

Após todo o processo de formação da lavoura e investimentos em infra-estrutura, ele buscou apoio técnico local para a adequação da fazenda e solicitou a auditoria2.

No caso da Nestlé/Nespresso, mesmo sendo uma "edição especial", o "Kazaar" está sendo bastante comentado por conter mais de 70% de café robusta. Deste, a maior parte é composta de cafés conilon naturais do Espírito Santo e uma porcentagem de robusta lavado da Guatemala.



Figura1 e 2: caixa contendo cápsulas do café Kazaar e representação gráfica para chamar a tenção dos consumidores.

Segundo o site da Nespresso: "O robusta brasileiro revela uma extrema intensidade em toda a sua pureza. O robusta Lavado da Guatemala, ainda pouco cultivado, expressa sua nobreza e uma riqueza única, ao passo que o Arábica do Cerrado brasileiro traz sua sofisticação e sutileza para o blend"3

Alguns podem até ter estranhado estes fatos, já que por muitos anos, a cultura do café conilon do Brasil estava voltada somente à produtividade e o mercado não valorizava ações de qualidade e sustentabilidade. A Nespresso, também possui metas públicas de aquisição de cafés com o selo Rainforest Alliance certified, além de outras iniciativas próprias de sustentabilidade.

Este panorama está aos poucos mudando. Embora a maioria dos torrefadores de café do Brasil ainda não se atente ao tema, com o lançamento da cápsula Kazaar, a torrefadora internacional Nespreso, demonstrou que o conilon pode sim ser valorizado e que existem nichos para o grão de qualidade.

Por outro lado, não é raro encontrar notícias a respeito de iniciativas em torno da qualidade em cooperativas e produtores de café conilon no Espírito Santo e outras partes do Brasil.

Resta agora que mais empresas acreditem no potencial e invistam na aquisição de cafés robusta com mais qualidade e responsabilidade social e ambiental.


1. Cláudio Pagotto Ronchi, publicado no site www.cafepoint.com.br em 19/08/2009
2. Mais informações em: https://www.imaflora.org/index.php/noticia/detalhe/97
3. Nespresso https://www.nespresso.com/

EDUARDO TREVISAN GONÇALVES

Engenheiro agrônomo, Gerente de Projetos do Imaflora.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

BRUNO MANOEL REZENDE DE MELO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 09/01/2011

Uma das grandes maravilhas do mundo é sua vasta variedade de essencias e estas passa pelo café, produto tão rico em diversidade de sabores e o melhor de tudo isto é que os consumidores também possuem gostos diferentes, tenho certeza que se o conilon for produzido segundo padrões que lhe mantenham a qualidade, tenho certeza que o nicho de consumidores para este produto também irá existir, só teremos que investir em processos produtivos modernos tornando a cafeicultura em espaço empresarial e divulgarmos o nosso produto de modo que este nicho consumidores possa encontrar e adquirir este produto.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures