ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Calcário mais super simples, uréia versus sulfato de amônio e cal hidratada em solução de micronutrientes

POR ANDRÉ GUARÇONI M.

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 23/01/2007

4 MIN DE LEITURA

31
0
Neste mês, ao invés de trazer um artigo sobre um tema específico, vou responder a duas consultas enviadas por usuários do CaféPoint, que, por sua pertinência, me levaram a abordar os temas questionados de forma mais abrangente.

Mistura calcário mais super simples

Eduardo Leite Maraccini gostaria de saber sobre a relação do calcário + super simples, se existe incompatibilidade entre eles, qual seria a melhor forma de aplicação de ambos e se a recomendação do tratamento no sulco ou cova de plantio com estes produtos, esta correta.

Suas pergunta, realmente, têm fundamento, Eduardo. Estas dúvidas são freqüentes entre técnicos e produtores, uma vez que calcário e superfosfato simples são importantes insumos para a cafeicultura.

A Recomendação para o Uso de Corretivos e Fertilizantes em Minas Gerais (5a aproximação, 1999) relata que estes insumos são incompatíveis e "não podem ser misturados". E isso é correto. Mas, preste atenção na expressão entre parênteses na afirmação: "não podem ser misturados". Isso significa que não se pode misturar calcário e superfosfato simples, antes da aplicação no solo.

O superfosfato simples é produzido industrialmente pela reação da apatita, que é um fosfato natural de baixíssima reatividade, com o ácido sulfúrico. O ácido sulfúrico destrói a estrutura da apatita, quebrando a maioria das ligações P-Ca e formando fosfato monocálcico e sulfato de cálcio (gesso), segundo a seguinte reação:

Ca10(PO4)6F2 + 7H2SO4 → 3Ca(H2PO4)2 + 7CaSO4+ 3HF

Se ocorre a mistura do calcário com o superfosfato simples, haverá formação de P-Ca novamente, num fenômeno denominado por Malavolta como "retrogradação". Com isso, iremos transformar um adubo de elevada reatividade, o superfosfato simples, em um adubo de baixa reatividade, ou seja, com menor disponibilidade de fósforo para as plantas.

Mas como transportar essas informações para a prática?

Todos sabem que esse tipo de reação química só ocorre se houver água. Quando misturamos o calcário com o superfosfato simples, antes da aplicação no solo, podemos considerar que a quantidade de água presente na mistura é irrisória. Portanto, haverá pequena "retrogradação" na mistura.

Por outro lado, se aplicamos essa mistura ao solo, as partículas de calcário e superfosfato simples vão ficar muito próximas umas das outras, podendo, quando houver umidade no solo, ocorrer elevada formação de P-Ca, o que diminui a disponibilidade de fósforo para as plantas. Por essa razão, pode-se dizer que o calcário e o superfosfato simples são incompatíveis, "quando suas partículas estão muito próximas, na presença de água".

Se, no solo da cova, misturamos primeiro a matéria orgânica, depois o calcário e, por último, o superfosfato simples, a maioria das partículas destes não estará muito próxima (pense em milímetros), o que acarreta menor formação de P-Ca e maior disponibilidade de fósforo para as plantas. Lembre-se que o fósforo apresenta baixíssima mobilidade nos solos.

Nesse caso, o mais importante é misturar bem e calcular corretamente a quantidade de calcário por cova (veja meu artigo "Necessidade de calagem para a cultura do café"). Se a quantidade de calcário aplicada na cova for muito maior do que a estritamente necessária, com certeza haverá redução na disponibilidade de fósforo, devido à elevada formação de P-Ca.

Portanto, não passa de mito a afirmativa de que calcário e superfosfato simples não podem ser aplicados na cova ou sulco de plantio. Basta realizar a prática de forma correta.

Parabéns pela pergunta, Eduardo. Qualquer dúvida, volte a escrever para o CaféPoint.

Paulo Raele, em relação ao artigo "Aplicação de uréia em cobertura para a cultura do café", pergunta porque não posso substituir a uréia pelo sulfato de amônio, usando uma quantidade maior.

Além disso, quer sabe se poderia misturar cal hidratado em uma calda de micro nutrientes para elevar o pH e se o cal, pode ser misturado com o espalhante adesivo

Uréia versus sulfato de amônio

Você pode, sim, Paulo, substituir a uréia pelo sulfato de amônio, desde que essa substituição seja economicamente viável. Inclusive, o sulfato de amônio apresenta baixa higroscopicidade e excelentes propriedades físicas, além de elevada concentração de enxofre.

A única ressalva que faço, é em relação à aplicação contínua de sulfato de amônio, como tem sido feita por diversos produtores. Este é um fertilizante que acidifica o solo em demasia. A uréia também acidifica o solo, mas em proporção muito menor.

Muitas vezes parece até um contra-senso: você corrige o pH do solo com calcário (já sabemos a importância disso) e depois acidifica o solo com sulfato de amônio. Entretanto, se o preço do sulfato de amônio compensar, vale a pena.

Acontece que, na maioria das vezes, o preço do Kg de N no sulfato de amônio é maior do que na uréia, devido à menor concentração de N no sulfato de amônio. Nesse caso, a decisão deve ser tomada de acordo com a variação de preços do mercado.

Cal hidratada mais micronutrientes

Você pode, sim, Paulo, misturar, aos poucos, uma solução de micronutrientes numa solução de cal, visando elevar o pH da solução final. Essa é a ordem correta de mistura. Uma outra coisa é importante: tanto os micronutrientes como a cal devem estar em solução. Dessa forma, evitam-se possíveis precipitações.

Não tenho elementos suficientes para formular uma resposta em relação a adicionar o espalhante adesivo na solução final. Se quiser, faça um teste com pequenas quantidades. Mas, francamente, não vejo nenhuma necessidade de adicionar espalhante adesivo a esta solução de micronutrientes.

Obrigado pelos questionamentos. Qualquer dúvida volte a escrever para o CaféPoint. Meus próximos artigos devem tratar sobre micronutrientes.

ANDRÉ GUARÇONI M.

D.Sc. em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa-MG. Pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper)

31

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDNALDO BARTOLOMEU DA SILVA

MONTE BELO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/10/2022

Qual adubo acidifica mais o solo a uréia ou o nitrato?
DAVID RICARDO NOBRE DE LIMA

PAULO AFONSO - BAHIA - ESTUDANTE

EM 27/01/2022

Gostaria de saber se pode se fazer a mistura de calcário dolomítico com o adubo npk?
CLAUDEMIR DOS REIS

VILA PAVÃO - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/06/2020

queria saber quanto tempo devo esperar depois de jogar calcario, pra adubar com fósforo
SAMUELSON

VIÇOSA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 06/11/2020

Pelo menos 60 dias meu amigo
Abs.
Estudante de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa
TARCISIO DO N GALDINO GALDINO

LAGOA SANTA - MINAS GERAIS

EM 10/04/2019

Vou plantar no meu quintal dois pés de café. Gosto da planta pela beleza de sua produção, folhas verdes, flores lindas e depois vem aquela tonalidade verde do nascimento dos grãos e por fim o contraste das folhas com a cor avermelhada dos frutos em crescimento, é um Dom maravilhoso da criação. A resposta a pergunta do Eduardo vai me ajudar muito na preparação da cova. Muito bom viu André Guarçoni M.
SILAS AM

PASSOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/04/2019

Qual o intuito de elevar o ph da calda ?
Tenho lido sobre isso e não seu pra que se usa.
Grato
ELEUSA GRASSI DA SILVA

SOROCABA - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 19/03/2018

tenho um canteiro com terra adubada onde plantava verdura; uma cachorra tomou conta do espaço fazendo seu xixi na terra; esse solo precisa de correção para voltar à produzir verduras?
ANGELO

MARILAC - MINAS GERAIS

EM 01/12/2017

Bom dia!

Mexo com hortaliças e gostaria de saber como posso estar fazendo aplicaçáo de ureia com sulfato de amónio? Ou se aplico só ureia ou só o sulfato.

Obrigada!!
TARCISIO DO N GALDINO GALDINO

LAGOA SANTA - MINAS GERAIS

EM 10/09/2017

Olá,

Gostaria de saber como aplicar o sulfato na horta caseira.

Obrigada!
EDIMAR RODRIGUES DO NASCIMENTO

PLACIDO DE CASTRO - ACRE - COMÉRCIO DE CAFÉ (B2B)

EM 04/07/2016

meu cafe e velho e eu fiz a poda baixa. gostaria de saber qual o adulbo certo e como aplicar.
ROBERTO CARLOS AQUINO

BRASÍLIA DE MINAS - MINAS GERAIS

EM 29/06/2016

posso colocar sulfato de amonia em um pé de noni..que esta amarelando as folhas?
ZILDILENE VIEIRA

TUCURUÍ - PARÁ

EM 23/04/2016

Plantei pimenta do reino,depois q adubei com ureia.Percebi q alguns pés morreram. Gostaria d mas informacão.Obrigada
JAIR VALADARES FILHO

CORONEL FABRICIANO - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 21/02/2016

nao conseguir enteder o raciocinio quando voce diz;quanto maior o teor de argila e materia organica maior sera a quantidade de calcario.porque em todas instrucoes de plantio que pesquiso e recomendado o uso de materia organica .esterco torta etc.grato jair
EDUARDO VALIM DO VAL

ÁGUAS - SÃO PAULO

EM 14/01/2016

Bom dia Dr Andre,



Muito esclarecedoras as explicaçoes a respeito do calcario junto com o super simples,

                                  

E em relaçao a aplicacao de calcario junto com potassio e nitrogenio, existe algum



problema ?
BIA

ACARAÚ - CEARÁ - ESTUDANTE

EM 22/03/2015

Dr.André preciso saber quais os resíduos(consequências) da produção da cal.Me ajude por favor
WILDEBERG RODRIGUES

ITORORÓ - BAHIA

EM 03/01/2015

Dr.  André, eu tenho uma área pequena de apenas 5 ha e preciso fazer com que sua produtividade seja excelente, hj eu uso uréia agrícola após cada saída do gado, pretendo usar o Sulfato de Amonio, é recomendável? Os piquetes são divididos em dois tipos,parte é sequeiro e parte irrigado, eles medem 20/40 sequeiro e 20/20 irrigado.  Obrigado.
HENRIQUE PAYE

LINHARES - ESPÍRITO SANTO - PESQUISA/ENSINO

EM 31/10/2014

Apenas como fonte complementar, gostaria de tecer alguns comentários em relação a este post.

A prática da calagem, com subsequente aplicação de qualquer fonte de fósforo, deve ser calculada e aplicada ao solo, de modo a elevar o pH da solução a valores máximos de 6,5. Isso, porque a solubilidade máxima dos fosfatos (sejam eles de Ca, Fe e/ou Al) está na faixa de pH entre 5,5 e 6,5. É por isso que se considera a disponibilidade máxima de P a valores de pH próximos de 6, nas condições de solos tropicais. A partir de valores de pH 6,5, a formação de fosfato bicálcico passa limitar a disponibilidade e a mobilidade de fosfato nos solos. Portanto, é oportuno registrar que a aplicação de calcário nos solos, via de regra, deve ser calculada com base na análise de solo, afim de neutralizar a atividade de Al3+ na solução do solo, elevar o pH (reduzir a acidez) e fornecer cálcio e magnésio em quantidade equilibrada e suficiente para o bom desenvolvimento das culturas.  Do contrário, ratificando as palavras do André "se a quantidade de calcário aplicada na cova for muito maior do que a estritamente necessária com certeza haverá redução na disponibilidade de fósforo [...]".



Henrique Paye
CLAUDIO

CAÇAPAVA - SÃO PAULO

EM 27/09/2014

preciso recuperar a grama de uma pista de pouso e decolagem de aeronaves.
CLAUDIO

CAÇAPAVA - SÃO PAULO

EM 27/09/2014

EU QUERIA SABER SE POÇO FAZER UMA SOLUÇAO DE UREIA  E CALCARIOS,²
CLAUDINEI

PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/09/2014

Parabéns DR. André pelo artigo,



Sempre leio os artigos perguntas e resposta postadas aqui,são muito proveitosos consigo tirar varias duvidas estou confiante em um trabalho diferente em minha lavoura quero e vou conseguir um boa produção em quantidade e em qualidade.

obrigado a todos que participam deste debate.
THIAGO BERKEMBROCK

PORTO VELHO - RONDÔNIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/01/2014

Boa tarde, gostaria de saber qual a quantidade de uréia e como  posso aplicar em um campo de futebol de + ou - 30 por 70?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures