Você sabe o que significa o termo calagem?
Material divulgado pela Emater – MG afirma que o termo deriva da palavra calcário, que é o corretivo do solo mais usado na agricultura comercial. Calagem é, portanto, a aplicação de um corretivo no solo, com a finalidade de corrigir a acidez, fornecer cálcio e/ou magnésio, que são macronutrientes essenciais, e neutralizar os efeitos prejudiciais do alumínio, ferro e manganês, quando em níveis tóxicos.
Além da acidez, a capacidade tampão do solo e a capacidade de troca de cátions (CTC) influenciam na dose necessária de calcário para obtenção dos efeitos desejados. Esse tampão atua para manter inalterada a concentração de hidrogênio (H+) na solução do solo, mesmo em doses crescentes de corretivo. Quanto maior o teor de argila (de boa qualidade) e de matéria orgânica, maior a capacidade tampão.
O corretivo de solo é todo produto que contém substâncias capazes de corrigir algumas características do solo desfavoráveis às plantas. Um dos principais corretivos da acidez do solo é a rocha calcária moída que comercialmente é denominada calcário.
Entenda os efeitos da calagem:
- Adiciona cálcio (Ca), magnésio (Mg) ou ambos e eleva o pH.
- Diminui lixiviação de potássio (K).
- Diminui fixação de fósforo (P).
- Diminui, em alguns solos, a disponibilidade de boro (B), manganês (Mn) e zinco (Zn).
- Aumenta disponibilidade de molibdênio (Mo).
- Aumenta a atividade microbiológica (acelera a decomposição da matéria orgânica – M.O.).
- Torna mais adequadas as condições do solo para a atuação de bactérias fixadoras de nitrogênio.
- Aumenta, na solução do solo, as cargas pH dependentes.
- Induz, dependendo da quantidade aplicada, a movimentação de cálcio e magnésio em maior profundidade.
Locais de aplicação
Assim como na amostragem de solo e na aplicação do adubo de produção, a aplicação do calcário também deve ser no local de maior atividade radicular, ou seja, sob a saia do cafeeiro. Quando for necessário corrigir o solo também nas entrelinhas, é recomendada a aplicação do calcário em toda a extensão do terreno, cuidando para que a aplicação sob a saia do cafeeiro não seja negligenciada.
Formas de aplicação
Em terrenos mecanizáveis, a aplicação é fácil, por meio de distribuidoras de calcário. Em regiões montanhosas, a aplicação é feita manualmente, distribuindo sobre o cafeeiro ou em toda a área.
As informações são do Manual do Café Manejo de Cafezais em Produção desenvolvido pela Emater – MG.