ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bons preços do café ajudam no avanço da certificação

POR EDUARDO TREVISAN GONÇALVES

E OSÉIAS MENDES DA COSTA

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 04/11/2011

1 MIN DE LEITURA

1
0
Os bons preços do café nos últimos meses têm ajudado o produtor a recuperar seus investimentos e a tomar fôlego para os desafios do futuro. Mesmo em áreas de montanha outrora consideradas "impróprias" para a cafeicultura em virtude da baixa rentabilidade hoje têm se mostrado como uma opção viável.

Além disso, em virtude de problemas climáticos e estratégicos que prejudicaram a produção de café em vários países, portas se abriram para os cafés de brasileiros, principalmente, os de qualidade, oportunidade esta que vem sendo muito bem aproveitada pelos produtores.

Não é segredo para ninguém que empresas como Nespresso, Starbucks, Tchibo, Mitsubishi, Sara Lee, Kraft, entre outras, direcionaram nos últimos anos grande atenção aos cafés brasileiros e o mais relevante é que a maioria destas empresas estão comprometidas com a qualidade e, sobretudo com a certificação.

O investimento destas empresas, seja para o pagamento de preços diferenciados a cafés certificados, seja para investimento direto nas áreas produtivas, é relevante e pode chegar a mais de vinte milhões de reais em 2011.

Estima-se que hoje exista mais de 100.000 hectares em áreas de café já certificadas no Brasil. Este número deve duplicar nos próximos dois ou três anos tendo em vista o investimento de importantes cooperativas como a Cooxupé, Coocacer, Copermonte, Expocaccer que estão organizando e ampliando grupos para certificar seus cooperados e os inúmeros produtores individuais espalhados pelas regiões produtivas que estão investindo na adequação socioambiental de suas propriedades.

A certificação em grupo tem sido uma ferramenta importante para ampliar a participação de pequenos e médios produtores. Normalmente ela é gerida por uma cooperativa, um exportador ou até mesmo pela própria associação de produtores. Já existem 10 grupos de produtores de café certificados com o selo Rainforest Alliance Certified (certificação socioambiental) no Sul de Minas, Mogiana e Cerrado, além de vários outros grupos ligados à certificação Fair Trade (comércio justo).

Vale destacar o trabalho realizado pela Coocacer em Monte Carmelo, que a partir de 2008 organizou e gerenciou um grupo de 22 produtores recebendo o selo Rainforest Alliance Certified e, mais recentemente, para aumentar o portfólio de produtos, aproveitando esta experiência para também certificar Utz.

Segundo informações da Coopermonte, cooperativa localizada na cidade de Monte Carmelo (MG), mais de 90% de todo o café certificado produzido pelo grupo local é vendido com algum diferencial de mercado, beneficio este repassado para os produtores e para a própria comunidade a partir de ações da cooperativa.

EDUARDO TREVISAN GONÇALVES

Engenheiro agrônomo, Gerente de Projetos do Imaflora.

OSÉIAS MENDES DA COSTA

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WILLEM GUILHERME DE ARAÚJO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/11/2011

Certamente a certificação é um caminho interessante para o produtor que deseja melhorar a gestão do processo produtivo e gerar um diferencial ao seu produto. A qualidade física e sensorial da bebida  mais do que nunca tornou-se uma obrigação para o produtor e por isso é preciso mostrar para os demais elos da cadeia cafeeira que além da excelente bebida existe mecanismos confiaveis de gestão social, economica, tecnologica e ambiental. Dentro do universo das certificações existem uma gama de opções que atendem aos diversos nichos de mercado, cada vez mais dispostos a pagar um prêmio pela produção responsável aliada a qualidade do grão de café. Obviamanente, ainda é um mercado restrito devido ao elevado custo dos processo de certificação, mas adoção da certificação emgrupos é uma forma de tornar mais inclusiva este processo.

Além dos sistemas citados podemos incluir o Programa Estadual de Certificação de Propriedades CAfeeira do Governo de MG - Certifica Minas Café. São cerca de 1500 propriedades cafeeiras, das 4 regiões do estado que seguem as normas do programa, baseadas na legislação federal e convenções internacionais. Embora esteja no começo do processo (são apenas 4 anos de programa) os resultados são visiveis. Além do custo reconhecidamente inferior aos demais programas existentes, o produtor conta cm assitencia tecnica gratuita e de qualidade durante todo o ano. O proximo passo é a expansão do selo no mercado consumidor para que o produtor eo consumidor possam usufruir dos beneficios gerados pela produção sustentavel e com isso ambos saiam ganhando. O cafeicultor deve ficar atento ao seguinte aspecto das certificações: devemos pensar muito além do premio gerado (não que ele seja dispensavel), pois os resultados na melhoria da gestão refletem-se diretamente na redução dos custos de produção e na melhoria do produto gerado. Com isso o ganha-ganha a existir na cadeia, já que nos ultimos anos tivemos um perde-perde, ou seja, o produtor perdeu renda devido ao preço baixo do produtor e por isso invistiu pouco na qualidade e o consumidor foi obrgiado a beber este café sem qualidade nenhuma.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures